Curiosidades

Apple car pode ser uma realidade já em 2025

0

Diziam que no futuro teríamos carros voadores. Pois bem, até agora, na segunda década do século 21, ainda não temos esse tipo de tecnologia. No entanto, já temos os carros autônomos. Isso mesmo, veículos que não dependem de um ser humano para dirigir, e existem projetos de grandes marcas para entrar nesse mercado. Como exemplo, temos o Apple car.

Estamos cada vez mais próximos da era dos carros sem motoristas. Esse tipo de veículo autodirigível é capaz de trocar de faixa sozinho, acionar freios e até de te buscar na porta da sua casa e lhe deixar exatamente na localização escolhida.

A ideia de um veículo que consiga se locomover sozinho é trazer mais conforto e comodidade ao usuário. Até porque, nesse carro, o passageiro poderá fazer muitas outras atividades, enquanto se desloca de um lugar para outro. Outro detalhe importante que os engenheiros pensaram na hora de criar esse modelo de carro, foi na segurança.

Carro autônomo

Garagem 360

É esperado que esse tipo de automóvel possa reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito. Também tem o ponto positivo de que esses carros poderiam possibilitar que pessoas com deficiências, sejam elas visuais ou motoras, consigam ter autonomia no trânsito.

Um dos modelos de carros autônomos mais conhecidos é o desenvolvido pelo Google, em parceria com a fabricante de automóveis Chrysler. Ademais, montadoras tradicionais como a Ford, Mercedes, GM, Volvo, FCA e Tesla já estão investindo forte nesse seguimento de mercado.

Há tempos já se ouvia falar do Apple car, o carro autônomo na empresa do iPhone. Agora, de acordo com um relatório da Bloomberg, parece que o Apple car finalmente encontrou um caminho para se tornar realidade.

Esse carro estava em desenvolvimento desde 2014 e, ao que tudo indica, estará nas estradas em 2025. Isso, é claro, se tudo correr bem ao longo do caminho. Ainda segundo o relatório, “pessoas familiarizadas com o assunto” informaram que o Apple Car terá uma direção absolutamente autônoma, de Nível 5, conforme a padronização da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

Em outras palavras, esse veículo não precisará de nenhuma intervenção do motorista e nem de seus passageiros seja qual for a situação.

Apple car

Atsit

A chegada do carro às ruas pode estar demorando porque a equipe responsável estava presa entre dois caminhos. Ou eles desenvolviam um carro elétrico mais tradicional com recursos de assistência ao motorista parecidos aos que já existem, mas mais aprimorados. Ou então eles desenvolviam um carro elétrico mais sofisticado que pudesse ter uma direção realmente autônoma sem nenhuma intervenção humana.

A opção escolhida foi a segunda, e quem a escolheu foi Kevin Lynch, novo líder do projeto do Apple car. Ele é o quinto executivo a assumir esse cargo nos últimos sete anos de desenvolvimento do carro.

Agora, com o desenvolvimento em andamento e já definido que será autônomo de Nível 5, o Apple car pode ser que não tenha nem pedais e nem volante. Além disso, existem informações de que a empresa está com um design de carro mais futurista.

O Apple car teria assentos de conceito mais aberto, parecidos com o do interior do Lifestyle Vehicle da Canoo Inc., empresa novata na indústria de carros elétricos. Nele, os passageiros se sentam nas laterais ficando um de frente para o outro como se estivessem em uma limusine.

Além disso, o carro também teria telas parecidas com iPads onde estaria o infoentretenimento do carro. Ele por sua vez estaria fortemente integrado aos serviços e dispositivos existentes da Apple.

Ademais, parece que grande parte do design do novo processador já foi finalizado, o que é um avanço bem importante para a Apple.

Nas ruas

Show me tech

Atualmente, a frota de teste da empresa é de somente 69 SUVs Lexus adaptados. Portanto, a Apple irá precisar de outros parceiros para fornecer a base para o Apple car. Isso porque a empresa não tem nenhuma fábrica capaz de produzir um carro inteiro.

Ademais, a empresa também não definiu um modelo de negócios para o seu carro elétrico. De acordo com o relatório, uma consideração é criar uma frota autônoma que operaria mais como Uber ou Lyft, ao invés de vender carros individuais.

Nesse sentido, o objetivo é que o Apple car seja lançado em 2025. Para que isso se torne realidade, a empresa terá que finalizar o sistema de direção autônoma, ponto que talvez seja o mais ambicioso em tão pouco tempo.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Garagem 360, Atsit, Show me tech

Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo Android e iOS

Artigo anterior

Britânico é surpreendido com cheque de R$ 16 trilhões

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido