Aprenda a controlar seus sonhos em 4 passos simples

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      22/10/14 às 19h01

A mente é algo extremamente complexo, já que, em seu mistério, permite que o funcionamento continue até enquanto estamos dormindo, o que contraria a lógica de que a consciência é desligada enquanto dormimos. Apesar disso, ser um "onironauta" - ou seja, um viajante e explorador de sonhos - é algo incomum, apesar de simples e acessível para qualquer pessoa.

E tudo começa com uma simples noção: a de quando rola aquele momento de iluminação e você percebe, "eu estou sonhando!". A partir daí, é possível resolver problemas e lembrar-se disso, controlar o desenrolar das situações, atitudes e até mesmo o mundo ao redor. Resumindo: um filme ou videogame que você pode controlar totalmente, o chamado "sonho lúcido". Pra te ajudar a saber como fazer isso, selecionamos aqui algumas dicas para se controlar um sonho:

1. Anote tudo

Diary of Dawn Powell

Ao acordar, anote o que sonhou com os mínimos detalhes possíveis, as pessoas encontradas e os diálogos travados. Pode ser digital, anotado, da forma que você quiser: só precisa ser feito assim que você acordar, porque depois de 10 minutos é provável que você já tenha esquecido tudo.

2. Teste

tumblr_m6np0cVIXV1rthmb0o1_500

Será que essa é a realidade ou um sonho? Na verdade, se você fizer essa pergunta num sonho, provavelmente já vai ter acordado. Mas, se não tiver, é possível "conferir" se a realidade é um sonho ou não interagindo com objetos como interruptores de luz, relógios, espelhos, olhando para as próprias mãos e até o clássico, beliscar-se: afinal, no sonho você não vai sentir dor.

3. Durma bem

tumblr_m52j3rNmxY1r195elo1_1280

De acordo com pesquisas, é mais provável que esse estágio aconteça nos últimos ciclos do sono, quando os sonhos acontecem, nas fases REM tardias. Ou seja: é preciso dormir mais de 6 horas para ficar "no ponto" e aumentar as probabilidades. Só cuidado pra não dormir demais!

4. Como eu cheguei aqui?

dorothy

Em sonhos, geralmente aparecemos em algum lugar magicamente, sem explicações, como se pegando um filme pela metade. Justamente por isso, tenta recordar-se de como chegou ali e do que fez nos últimos minutos será uma tarefa impossível, já que não existe linearidade nos sonhos.

Pronto, agora é só colocar esses métodos em prática e se tornar um viajante onírico, capaz de alterar o mundo e usar seu superpoderes para o que você quiser. A parte ruim mesmo é ter que levantar desse universo maravilhoso e ir pra aula ou pro trabalho, mas fazer o quê?

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+