Você vê o Afeganistão como um deserto cheio de morte, guerras, sangue nas ruas e destruição? Bom, essa é realmente uma parte do país, mas é apenas uma dela. Na verdade, os talibãs, xiitas e terroristas são uma minoria, que a própria sociedade também teme e inimiza. O resto das pessoas, como em qualquer outro lugar do mundo, são civis – homens, mulheres e crianças de família, que têm sonhos e gostos comuns, como qualquer pessoa ocidental.
E foi justamente para retratar esse lado humanizado do país que o fotógrafo Marieke Van der Velden criou essa série de retratos em 2013, na cidade de Kabul. “É importante conversar e tentar mostrar pessoas num dia normal, e não somente após um bombardeio”, alfineta o artista, referindo-se aos estereótipos criados pela cobertura midiática de guerra.
Para encontrar locais inusitados e também conhecer um pouco mais sobre seus fotografados, Velden perguntou para seus modelos quais seus lugares favoritos na cidade, que vêm acompanhados das fotos. Para a boxeadora Shamella, que ilustra a matéria, o lugar preferido é o ginásio de boxe na estação Ghazi.
Gosta dos grupos de apoio à mulher, e despreza a “imagem não realista” que a mídia faz de seu país. Tem familiares que vivem no Irã e estão sempre preocupados com ela por causa das notícias que vêem em noticários.
Ficou paraplégica após um míssil acertar sua casa, quando tinha 2 anos. Agora, ela joga na liga de basquete com cadeiras de rodas, e seu lugar favorito é o centro de treinamento.
Sem mais informações sobre a foto, que foi tirada no Ano Novo, na Mesquita Azul.
O lugar favorito dessas mulheres não identificadas são as ruas de Kabul.
Já o lugar favorito desses jovens são as dunas perto da cidade, onde dirigem e deslizam com seus veículos.
O Hotel Intercontinental foi o primeiro hotel de luxo de Kabul e não permite que mulheres nadem em sua piscina.
Assim como suas duas irmãs, está treinando para ser uma policial, e seu lugar favorito é o centro de treinamento policial. Atualmente há 400 policiais femininas em Kabul, mas elas não trabalham diretamente na rua.
Tem uma auto-escola com seu marido, e ensina outras mulheres a dirigir. Seu lugar favorito é dirigindo seu carro.
Um local bastante popular e familiar na cidade, onde pedalinhos e barcos são alugados para passeios.
Apresentadora da TV Shamzad, ela e suas amigas são frequentemente atacadas por fazerem parte da imprensa, e seu local favorito é o jardim da TV Shamzad.
Não tem um lugar favorito na cidade, e está tentando mudar de país, mas não consegue vistos para nenhum lugar na Europa.
Gosta do Lago Ghargha porque há cavalos para se alugar por ali, e cada um tenta empinar mais o seu em competições.
Um dos locais preferidos e utilizado como mirante para ver a grandiosa Kabul.
Apesar de ter ficado difamado após ser palco da execução de uma mulher adúltera no intervalo de uma partida de futebol, o estádio é um local querido na cidade e bastante popular entre espectadores de vôlei, futebol, tênis e outros esportes.
Estudante do Ensino Médio, seu lugar favorito é a sala de sua casa, onde assiste a “Afghan Star”, programa parecido com o “The Voice” e “American Idol”.
Trabalha num salão de beleza, que é seu local favorito, onde mechas vermelhas e tingimento preto estão na moda. O salão é somente para mulheres.
Um ponto turístico importante da cidade e citado por várias pessoas como seu local preferido.
Seu local favorito é o grupo de encontro de poesia, que frequenta uma vez por semana. Estuda advocacia e passa seu tempo livre escrevendo poesias sobre os abusos cometidos contra as mulheres afegãs.
E aí, viu como, apesar dos conflitos e do machismo extremo, o pessoal lá vive mais ou menos como nós, até assistindo a enlatados americanos, como o “Afghan Star”? Se gostou, conheça mais também sobre os EUA, China e Rússia.