Artista usa Photoshop para simular viagem de férias e engana todo mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      13/09/14 às 10h00

Para provar como a criatividade pode ultrapassar todos os limites da realidade, uma jovem artista holandesa resolveu "pregar uma peça" em seus familiares e amigos. Usando o Photoshop para criar fotos típicas de férias, Zilla van den Born, fingiu uma viagem de 5 semanas a países exóticos, como Tailândia e Camboja.

O mais interessante disso tudo é que até as pessoas mais próximas à garota acreditaram que ela estava em mais uma de suas andanças pelo mundo. E, claro, a prova cabal disso tudo eram as fotos que ela postava nas redes sociais. Mas, o fato é que Zilla nem chegou a sair de sua casa, em Amsterdã.

"Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais - criamos um mundo ideal online no qual não podemos mais encontrar a realidade", explicou a holandesa, em entrevista ao jornal britânico The Daily Mail.

1

Conforme a artista, tudo foi detalhadamente pensado e serviu como pesquisa para um trabalho acadêmico. Assim, para dar maior veracidade a sua história, ela pediu aos pais que a deixasse no aeroporto e, de lá - depois que se despediu deles para suas "férias" - Zilla voltou de trem para casa, onde há um pequeno estúdio fotográfico.

De acordo com ela, para criar as montagens, foi preciso pensar apenas nos cenários certos, que depois recebiam tratamento no editor e se tornavam registros incríveis de uma viagem fake. As fotos de mergulho, por exemplo, foram feitas em sua piscina, as imagens do templo foram tiradas em uma instituição budista de Amesterdam, a comida tailandesa foi ela mesma que cozinhou e, para para simular que estava em um hotel com decoração asiática típica, Zilla usou suas antigas decorações natalinas e um guarda-chuva.

Mas, como boa menina que é, no final das contas a artista revelou aos seus entes queridos que nunca havia saído da cidade. Depois de um mês de armações, ela enviou um vídeo para a família mostrando como tudo foi feito. Claro, todos ficaram maravilhados (e alguns muito zangados, como a vozinha que você vai ver no vídeo) com o talento de Zilla e com o poder que as redes sociais têm de deixar as pessoas cegas!

12

"Se tivesse a chance de fazer algo assim de novo, com certeza eu não o faria", disse a artista. Ela confessou que subestimou o impacto do projeto sobre as pessoas ao seu redor e, especialmente, sobre ela mesma.

2 3 4 5 8 9 10 11

Veja a reação das pessoas quando souberam da armação:

7 6

Veja o vídeo:

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+