Aprenda a se livrar de vez do Hao123 em seu computador

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      13/09/14 às 10h58

Tem coisa mais irritante que programas que entram para o seu computador, embutido em outros softwares? Com o Hao123 é exatamente assim.

Isso porque ele se trata de um serviço de buscas asiático, que realmente deve ser útil na China, mas que para os ocidentais só causa dores de cabeça. Especialmente se o programa, já instalado sem você perceber, consegue alterar as configurações originais do PC e criar sua barra de pesquisas no navegador que você usa.

Quem já passou por isso sabe o quanto a situação é chata e o tamanho do trabalho que dá para remover de vez o programa da máquina. Se, no caso, a pessoa ainda conhece pouco de configurações de computador, a coisa toda começa a parecer que nem reza brava (ou "braba", para quem preferir) pode dar jeito!

É por isso que hoje vamos apresentar esse tutorial, especialmente preparado para quem está passando pelo problema do Hao123 - ou conhece quem esteja - e não tem nem ideia por onde começar para se ver livre do buscador chinês. Veja, abaixo, dicas simples que vão facilitar sua vida:

1. Apague arquivos

1

Comece apagando os arquivos que foram instalados no seu computador. É só ir até o "Painel de controle", pesquise o nome Hao123 e desinstale o programa do seu computador.

2. Organize seu navegador

Sabia que mesmo depois que tirar o Hao123 do seu computador, o programa pode deixar alguns aplicativo no seu browser? Ele pode também ter alterado outras configurações da sua máquina, por isso, organize seu navegador. Veja abaixo como fazer o Chrome ou Firefox voltar ao normal.

- Google Chrome

Abre seu navegador e vá em "Configurações", em seguida, clique em "Aparência". Escolha alterar sua página inicial e uma nova janela vai ser aberta. Assim que isso acontecer, apague o endereço indicado pelo Hao123 e coloque a página preferir, como você pode ver na imagem abaixo:

2

Se o mecanismo de pesquisa também estiver alterado, na janela de configuração, procure por "Pesquisa". Clique para definir o mecanismo como indicado pelo seu navegador e escolha o Google... ou qualquer outro site de buscas que quiser.

3

O Hao123 também tem a mania horrorosa de instalar aplicativos, sem permissão, no browser alheio. Para descobrir onde esses programas indesejados estão, basta acessar as configurações do Chrome e clicar em "Extensão". Então, exclua todos os softwares que você não instalou. Mas fique atento, eles podem ser muito e podem estar repetidos!

4

- Mozilla Firefox

Já, se você estiver usando o Firefox, clique em "Ferramentas" e depois em "Complementos". Isso vai permitir que você confira todos os softwares instalados pelo Hao123. Então você pode escolher desativá-los ou apagá-los do seu browser, como na imagem abaixo.

5

Se sua página inicial também foi alterada, não se preocupe: vá novamente até "Ferramentas" e, clique em "Opções". Em "Geral", você escolhe mudar a página inicial, apagando o endereço colocado pelo Hao123 e acrescentando o endereço de sua página de preferência. Ahh, detalhe importante é confirmar toda a operação que você acabou de fazer para que ela realmente funcione.

6

Agora, sobre a ferramenta de buscas. Comece digitando "about:config", sem as aspas, claro; na barra de endereços do navegador. Tente, então, encontrar "Alterar" e cole o seguinte comando: "browser.search.defaultenginename", de novo sem as as aspas.

7

- Internet Explorer

No Explorer é um pouco mais fácil. Tudo que você precisa fazer é deletar o arquivo do Hao123 da sua máquina, evitando assim que ele não altere as configurações do seu navegador. Mas, se isso já tiver acontecido, basta apagar os complementos adicionados e restaurar a ferramenta de busca e a tela inicial padrão.

E aí, entendeu? Uma última dica é tentar fazer essas coisas com essa matéria aberta, do lado. Funciona muito melhor, você vai ver!

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+