Ciência e TecnologiaHistória

Assim era um rosto de uma adolescente que viveu 9 mil anos atrás

0

Nós já escrevemos uma matéria mostrando como era o mundo no tempo da sua avó, mas hoje vamos mostrar algo um pouco mais antigo para vocês. Pois bem, vocês conseguem imaginar como era uma adolescente que viveu há cerca de 9 mil anos atrás? Estamos falando de Avgi, uma adolescente que morreu aos 18 anos em sete mil antes de Cristo.

A adolescente morava onde hoje fica a Grécia moderna e presenciou muita coisa. Uma delas foi a troca de alimentos por invenções tecnológicas e o início da revolução agrícola. É claro que não dá para saber o nome da garota. Por isso decidiram chamá-la de Avgi, que na tradução significa “Aurora”. O seu crânio foi encontrado 25 anos atrás na caverna de Theopetra, na região de Tessália. No lugar existem vários indícios de que civilizações dos períodos paleolítico, mesolítico e neolítico estiveram por lá.

Avgi, uma adolescente de 9 mil anos atrás

Quando o crânio da adolescente foi encontrado, os arqueólogos acharam que ela deveria ter 15 anos quando morreu, mas análises recentes dos dentes indicaram que ela deveria ter cerca de 18 anos no momento da morte.

Cientistas e arqueólogos da Universidade de Atenas resolveram tentar reconstruir a aparência da garota usando as informações disponíveis.

A técnica usada consiste em criar uma cópia 3D do crânio e a partir dos estudos sobre a época e o local onde Avgi morava fazer as principais características do seu rosto. O resultado vocês podem ver na imagem abaixo.

O arqueólogo sueco Oscar Nilsson, que participou do projeto, disse o seguinte em uma entrevista à National Geographic: “Avgi tem características muito únicas. Tendo reconstruído muitos homens e mulheres da Idade da Pedra, tenho a impressão de que nossos rostos foram se suavizando com o tempo.”

E aí, o que achou a suposta aparência de uma adolescente que viveu 7 mil anos antes de Cristo? Não esqueça de deixar aqui em baixo o seu comentário!

8 coisas que você já se esqueceu sobre o relacionamento de Goku e Chi-Chi

Matéria anterior

Fullmetal Alchemist – Filme live-action já tem data para chegar na Netflix

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos