Ciência e TecnologiaCuriosidades

Asteroide vai passar de raspão pela Terra no domingo

0

Esse bapo de fenômenos astronômicos está ficando cada vez mais frequente esse ano, não é mesmo? Dessa vez, no entanto, ao invés de chuvas de meteoros e superlua, o caso é um pouco mais sério. Isso porque, conforme dados revelados essa semana, um asteroide de quase 20 metros de diâmetro vai passar tirando fino do nosso planeta.

O acontecimento será no próximo domingo, por volta das 15h, segundo o horário de Brasília. A trajetória do pedregulho, aliás, passará a 40 mil quilômetros da região da Nova Zelândia.

2

Mas não se anime muito, essa não se trata de uma distância totalmente segura para a Terra, especialmente se você considerar que essa rocha espacial vai se aproximar de nós a mais de 45 mil quilômetros por hora! Então sim, é uma passagem de raspão!

Aliás, esse asteroide – que foi até batizado de 2014 RC – está sendo monitorado pelos cientistas e vai continuar sendo observado depois de sua passagem, embora a possibilidade de colisão já tenha sido descartada. Isso porque, como ele vai passar muito próximo à Terra, a gravidade do globo pode alterar sua rota e trazê-lo à vizinhança de nosso planeta novamente, em seus movimentos futuros. Mas, novamente, nenhum perigo foi detectado nesse processo.

1

Outro dado que os pesquisadores já conseguiram identificar sobre o 2014 RC é que esse asteroide tem as proporções semelhantes ao que atingiu a Rússia, em fevereiro de 2013. A queda – acompanhada pela explosão da rocha -, que aconteceu na cidade de Chelyabinsk, produziu uma onda de choque 30 vezes superior a liberada pela bomba atômica de Hiroshima, no Japão, em 1945.

Resumindo: embora dê um frio na barriga, a notícia tinha todo potencial do mundo para ser pior. Não é mesmo?

Tutorial: como abrir uma fechadura usando apenas grampos ou clips de papel

Artigo anterior

Como funcionam as coisas do seu dia a dia?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido