• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Tutorial: como abrir uma fechadura usando apenas grampos ou clips de papel

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      04/09/14 às 22h06

Antes de qualquer coisa, ao invadir cofres, gavetas, salas, casas e construções quaisquer, você está agindo de maneira ilegal e pode ser preso. Então começa por aqui: o que vamos ensinar é para casos de emergência, e ao usar em situações indevidas, são de sua própria responsabilidade.

Agora se você é esperto igual o autor desse post e já se viu trancado fora de casa no meio da madrugada, ao descobrir que perdeu sua chave em algum lugar que você nem mesmo consegue supor onde foi, vamos te salvar de novo ensinando o sonho de todo moleque maldoso: abrir fechaduras usando instrumentos simples, como grampos de cabelo, clips de papel e até mesmo palitos de dente (acredite, funciona!).

Antes de mais nada, é preciso entender o que são os dentes de uma chave e como eles funcionam para abrir uma fechadura:

A maioria delas funciona nesse modelo de cofre, de forma que se um ou mais pinos estiverem travando o eixo de rotação da chave, será impossível desbloquear a porta. Então, tudo que é preciso fazer é levantar todos os pinos, que te na maior partes dos casos fazem um "click" ao serem encaixados em sua posição de rotação, o que nos ajuda tanto a mantê-los no lugar quanto saber quantos faltam.

5fig_a

lock-design2

 

Na maior parte das fechaduras, há entre 5 e 7 pinos, e geralmente metade deles (no mínimo) já está levantada. Então, o primeiro trabalho é definir suas duas ferramentas de trabalho, a pinça e a alavança.

130317_0000

A pinça é meramente o instrumento em forma de graveto que você for usar para levantar cada pino individualmente, que precisa ser fino e resistente. Já a alavanca deve ser posicionada embaixo da pinça, e você deve ficar tentando girá-la a cada vez que achar que conseguiu alinhar os pinos. Depois de algumas poucas tentativas, já é possível obter resultado.

Obs: para não estragar a fechadura, não use a força, que não tem nada a ver com o sucesso da operação. Tentar usar a alavanca com muita força vai apenas atrapalhar e machucar suas mãos! Depois de um pouco de treino, dá pra fazer assim:

https://www.youtube.com/watch?v=j2C4lXkVew8#t=113

Lembre-se que pra tudo é necessário prática, e pode ser que você só consiga mesmo se estiver numa situação de aperto! Mas, pelo sim pelo não, daqui pra frente você pode começar a andar com dois grampos ou clipes no bolso - só pra garantir!

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+