Notícias

Avião Boeing 737 com 132 a bordo cai na China

0

Um avião da China Eastern Airlines com 132 pessoas a bordo caiu na madrugada, dia 21, na província de Guangxi, na China. As autoridades chinesas confirmaram as informações no mesmo dia. O jato Boeing 737 caiu em uma região montanhosa.

Eram 123 passageiros e nove tripulantes a bordo, de acordo com a Administração de Aviação Civil da China (CAA). No entanto, ainda não se sabe o que causou o acidente.

Sendo assim, o jato Boeing 737-800, que caiu em uma região montanhosa de Wuzhou, explodiu e provocou um incêndio na floresta, segundo a empresa estatal CAA. Equipes de resgate foram enviadas para a área do impacto. Contudo, não encontraram sinais de sobreviventes do Boeing 737.

Empresas chinesas possuem uma boa reputação de segurança, sendo que o último grande acidente do país ocorreu há 12 anos. Assim, a queda do Boeing 737 provou grande comoção ao redor da China e do mundo.

O presidente chinês Xi Jiping ordenou uma investigação para descobrir as possíveis causas do acidente aéreo. A empresa China Eastern Airlines suspendeu os voos de todos seus aviões 737-800 durante isso.

Registros do voo indicam que o Boeing 737 perdeu altura rapidamente antes de se chocar com o chão. O voo MU5735 deixou Kunming às 13h11, no horário local. O horário de pouso estava previsto em menos de duas horas, na região sudeste do país, em Guangzhou, segundo informações do FlightRadar24.

A queda do Boeing 737

Reprodução

O avião estava voando a uma altura de 8,86 km quando começou a fazer uma descida brusca depois das 14h20. Depois, o Boeing 727 recuperou cerca de 304 metros rapidamente, mas caiu antes de perder a comunicação. Logo, o avião caiu cerca de 7,6 km em apenas dois minutos.

“Esse tipo de tragédia é extremamente incomum”, disse Richard Aboulafia, diretor administrativo da AeroDynamic Advisory, sobre a queda repentina e acentuada do avião Boeing 737.

De acordo com a CAA, as investigações visam encontrar caixas pretas, que contêm as gravações dos pilotos e dados sobre o voo. Eles também irão analisar voos anteriores, histórico de manutenção e saúde dos pilotos.

Assim sendo, veículos de imprensa chinesas noticiaram que a queda do avião causou uma explosão que resultou em um incêndio florestal nas montanhas. Um vídeo circulando nas redes sociais mostra fogo e fumaça nas montanhas perto de uma parte do avião, ao lado de uma trilha.

Caso todos os 123 passageiros e nove tripulantes sejam nomeados mortos, será a queda de avião mais mortal desde 1994 e a maior tragédia para a China Eastern Airlines, segundo dados da Aviation Safety Network.

O Boeing 737-800 tem um dos melhores históricos de segurança de todos os aviões, com apenas 11 acidentes fatais em mais de 7000 aviões que foram entregues aos clientes desde 1997, segundo dados da empresa de consultoria Cirium.

Dessa forma, o 737-800 que caiu na China nesta segunda-feira subiu aos céus pela primeira vez em junho de 2015. Não se trata de um Boeing 737 Max, o avião que saiu de linha ao redor do mundo depois de duas quedas fatais em 2018 e 2019.

China Eastern Airlines confirma queda

A China Eastern Airlines confirmou tanto a queda do Boeing 737, quanto o número de passageiros e tripulantes a bordo, por meio de nota no Weibo, a versão chinesa da rede social Twitter.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos disse que está ciente da queda e irá auxiliar a investigação caso convidada. Tipicamente, quando um avião cai, o local onde ocorreu a queda é quem lidera a investigação. Contudo, considerando que o voo 5735 era um avião feito nos Estados Unidos, o Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos EUA já indicou um investigador para o caso.

“Nossos pensamentos estão com os passageiros e tripulantes do voo MU 5735 da China Eastern Airlines”, disse a Boeing em comunicado. “A Boeing está em contato com o Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos EUA e nossos especialistas técnicos estão preparados para ajudar na investigação liderada pela Administração de Aviação Civil da China”.

Fonte: BBC

Pessoas do mundo todo podem receber 2 mil euros para que se casem na Itália

Artigo anterior

Plano para buraco profundo na Terra pode liberar energia ilimitada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido