• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Baratas dos EUA estão usando golpes de caratê para se defender de ataques zumbis

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      16/11/18 às 12h29

Não, vocês não leram o título errado e os redatores da Fatos Desconhecidos não estão ficando malucos. Estamos falando de uma luta das baratas contra uma vespa. A Ampulex compressa é uma espécie de vespa de coloração verde esmeralda e de hábitos solitários. A fêmea da espécie é muito famosa por tentar picar baratas, por onde ela aplica o veneno que transforma a barata em uma espécie de zumbi.

A barata então se torna portadora dos ovos da vespa e depois de um tempo a barata se torna comida para suas larvas. Mas como a "resistência" existem em qualquer lugar, com as baratas não é diferente. Alguns vídeos estão mostrando que além das baratas conseguirem escapar do nosso "chinelo assassino", elas também têm uma técnica para escapar dos ataques das vespas.

A resistência das baratas

As baratas estão usando um golpe parecido com o que Daniel San usou em Karatê Kid. O novo estudo chamado "Como Não Ser Transformado em um Zumbi" e foi publicado no Brain, Behavior and Evolution, revelando que as baratas usam as pernas para se defender das vespas.

A vespa demora apenas 11 segundos para picar, paralisar a barata, dar a segunda picada e assim atingir o cérebro da vítima. Ken Catania foi quem realizou o estudo e observou o movimento das baratas.

Catania explica o seguinte: "A barata tem um conjunto de comportamentos que pode aplicar para afastar fazedoras de zumbis, e isso começa com o que chamo de posição 'en garde', como na esgrima. Isso permite que a barata mova sua antena em direção à vespa para que possa rastrear um ataque que se aproxima e mirar chutes na cabeça e no corpo da vespa, e esse é um dos impedimentos mais eficientes. Lembra o que um personagem de filme faria quando um zumbi estivesse indo atrás dele".

Em todas as situações observadas por Catania, em 63% dos confrontos as baratas venceram usando essa técnica para afastar as vespas. Foi observado também que as baratas mais jovens, na maioria dos casos, perderam, o que indica que a técnica leva tempo.

O vídeo abaixo mostra com mais detalhes como as baratas se defendem de tais vespas:

E você, espera uma reação assim das baratas a um ataque zumbi? Comenta aqui embaixo pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+