Beber café todo dia pode mudar estrutura do cérebro

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesfevereiro 28, 2025

O amor pelo café é uma coisa universal e ele já foi uma das mercadorias mais negociadas, no mundo, por conta do valor monetário. O que se sabe é que, desde sua época gloriosa, nunca saiu do gosto do povo. Servido em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos, a bebida está presente em quase todos ambientes. No entanto, beber café, todo dia, pode mudar a estrutura do cérebro.

O estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, mostrou que consumir cafeína, diariamente, pode diminuir, de forma significativa, o volume da massa cinzenta no cérebro. Isso não sugere que o café impacte negativamente o cérebro, mas mostra como ele pode induzir uma plasticidade neural temporária.

Normalmente, o cérebro humano e o sistema nervoso central são compostos por substância cinzenta e branca. A primeira é composta por corpos celulares neurais e sinapses nervosas, já a segunda, por  feixes e caminhos que conectam as células neurais.

Café diariamente muda estrutura cérebro

Metrópoles

Estudos anteriores mostraram que consumir cafeína pode ter relação com a diminuição, aguda, no volume de massa cinzenta. Contudo, outros sugeriam que essa substância pode ter efeitos neuroprotetores e retardar o declínio cognitivo relacionado com doenças como Alzheimer e Parkinson.

No caso do estudo mais recente, o foco foi os efeitos da cafeína , no volume de massa cinzenta, em jovens saudáveis. Ao todo, 20 pessoas participaram em vários experimentos, durante 10 dias.

Os voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro tomou três comprimidos de cafeína todo dia, já o segundo tomou placebo. No final, a medição da massa cinzenta foi feita através de fMRI, e com EGG mediram a atividade do sono de ondas lentas. Como resultado, aconteceram diminuições significativas na massa cinzenta depois do consumo diário de café.

Mesmo com a cafeína diária, o estudo identificou diferenças na atividade do sono entre as pessoas dos grupos, o que sugere que, se a massa cinzenta diminuir isso não terá relação com interrupções do sono, talvez seja um efeito colateral único da cafeína.

Dentre todas as áreas do cérebro, o efeito foi, especialmente, relevante no lobo temporal medial direito, responsável pela formação da memória e a cognição espacial.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Metrópoles

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...