Curiosidades

Bisavó argentina de 72 anos é a mulher mais velha a se candidatar ao Miss Universo

0

Quando pensamos em miss, nos lembramos do Miss Universo. O evento foi criado em 1952 e a ideia era de que fosse apenas uma edição. No entanto, seu estrondoso sucesso fez com que a competição fosse renovada anualmente desde então. Mas além do universo existe também Miss de alguma cidade com poucos habitantes e de países.

Um exemplo que chamou atenção recentemente foram as imagens de Iris Amelia, atriz e modelo de 72 anos, sendo anunciada como uma candidata oficial da etapa de Buenos Aires do Miss Universo Argentina 2024.

A mulher, que já é bisavó, é professora de dança e tradutora e a primeira candidata a Miss Universo da Argentina com mais de 50 anos e a candidata mais velha em qualquer Miss Universo nos mais de 70 anos de existência do concurso.

Candidata

Panamá América

Iris nasceu em 1952. No currículo dela tem participações em produções tanto para o cinema como para a TV argentina junto de nomes como Cecilia Roth, que é uma das atrizes mais famosas do país.

“A idade eu já tenha e sei bem aonde vou. Não tenho medo de qualquer agressão ou hostilidade que eu possa receber do público. Acho que quando me ofenderem, eu vou mandar um beijo”, disse Iris quando foi perguntada a respeito do desfile de traje de banho.

Ela só conseguiu se candidatar por conta da mudança da regra de idade que aconteceu em setembro do ano passado e foi divulgada pela organização do Miss Universo. A mudança acabou com o limite de idade para participar do concurso, que antes só podia ter candidatas entre 18 e 28 anos. Isso foi um feito histórico por nunca ter sido feito nos 70 anos de história do concurso.

Miss Universo

O Globo

Ao que tudo indica, a iniciativa de Iris estimulou as mulheres argentinas com mais de 28 anos a também se candidatarem a Miss. Tanto é que, além das jovens de 20 e poucos anos, a lista do Miss Universo Buenos Aires 2024 tem: Maria Alejandra de Pascua, profissional de saúde de 54 anos; e Romina Alarcón, modelo e professora de 37 anos.

Uma outra candidata a Miss chamou atenção por ser a neta de Iris, Abril Ayelen Manfrin, estudante de 20 anos. Ela é uma modelo plus size e mãe de um menino de três anos. Ela já se candidatou em 2023 e disse que lida com várias críticas sobre seu corpo na internet, mas que esse ano se sente mais forte por estar do lado da sua avó.

Por mais que as fotos de Iris tenham chamado atenção, ela não é a primeira miss com mais de 50 anos que usou a nova regra esse ano. Na semana passada, a filipina Jocelyn Cubales, de 69 anos, se tornou a primeira a usar a nova regra quando foi revelada como uma das candidatas oficiais da etapa de Quezon City para o Miss Universo Filipinas.

Concurso

O Alvoradense

A grandeza do concurso pode ser vista em seus números. Cerca de 100 milhões de pessoas assistem à final do concurso, que é televisionada para todo o mundo. As candidatas já vieram de 170 nações, territórios e regiões especiais, e a cada ano é uma surpresa ver quais países serão finalistas que irão ser exibidas na televisão.

Depois que o concurso passa, todos nós conhecemos o rosto da nova Miss Universo, mas sabemos que a maioria das pessoas tem a curiosidade de saber coisas de bastidores, alguma curiosidade, ou até mesmo as polêmicas que nem todo mundo sabe sobre o concurso. Por exemplo:

Miss Casada

Uma foto antiga começou a circular na internet na qual se vê Andrea Meza vestida de noiva ao lado de um homem. Depois disso, várias pessoas acusaram Meza, que é a atual Miss Universo, de ser casada e pediram que ela devolvesse a coroa. Até porque, uma das regras é que a Miss Universo não pode ser casada.

No entanto, o suposto noivo de Meza explicou que as fotos vistas eram, na realidade, parte de uma campanha publicitária. Fato esse que se confirmou pela própria contratante da campanha.

Erro de Steve Harvey

Uma das maiores polêmicas do Miss Universo aconteceu em 2015. Nesse ano, o apresentador do concurso, Steve Harvey, leu o nome da vencedora errado. Ele disse que Ariadna Gutiérrez, Miss Colômbia, tinha ganhado o concurso. Depois que a coroa já estava na cabeça da miss, Harvey se desculpou e disse que tinha errado. Então, ele declarou que quem realmente tinha ganhado o concurso era Pia Wurtzbach, a Miss Filipinas.

Resultado comprado

No Miss Universo, cada país tem uma miss o representando. Em 2020, Karen Gavilán, Araceli Domínguez e Gabriela Benítez eram as favoritas para representar o Paraguai no concurso.

As três fizeram todos os processos de pré-seleção, seleção e protocolos. Mas a escolhida para representar o país foi Vanessa Franco, que apareceu três dias antes da final. Na época, muitos apontaram que foi injusto. Assim, sugeriram que ela teria comprado o resultado.

Falta de respeito

Em 2014, o traje típico de Kimberly Castillo, Miss República Dominicana, causou muita polêmica. Ela estava usando um traje com a estampa da Virgem Maria, que é a protetora do povo dominicano. Entretanto, consideraram uma ofensa a um símbolo religioso.

Fonte: Folha de São Paulo, MSN 

Imagens: Panamá América, O Globo, O Alvoradense

Por que o pênis do ator de Saltburn virou assunto nas premiações desse ano?

Artigo anterior

Objetos como Oumuamua podem ter trazido vida para Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido