Ciência e TecnologiaCuriosidadesMundo Afora

Bizarro: Indiano tem mais de 200 dentes extraídos em cirurgia

0

Não, não é exagero! Esse adolescente que aparece na foto de destaque – com cara de pouco amigos – é, muito provavelmente, o novo recordista do mundo com relação ao número de dentes extraídos de uma só vez. Conforme a dentista que fez a cirurgia, foram retirados exatos 232 dentes da mandíbula do Ashik Gavai.

O indiano de 17 anos ficou famoso no mês de julho depois de procurar ajuda para as dores que sentia no lado direito do rosto. Embora os dentistas de sua aldeia atribuíssem o inchaço e as ferroadas a um possível dente siso, o menino acabou sendo encaminhado a um hospital maior, em Mumbai, para exames mais detalhados.

Lá, também sem saber exatamente o que fazer para aliviar as dores de Ashik, a dentista Sunanda Dhiware decidiu fazer uma intervenção cirúrgica. Ao começar a operação, no entanto, a surpresa da equipe foi enorme: inúmeros dentinhos estavam acumulados naquele lado da face do adolescentes.

3

No final da cirurgia, que demorou 7 longas horas, os dentistas retiraram dentes de inúmeros formatos, com tamanhos que variavam desde pequenas sementes de mostarda até bolinhas de gude!

Ashik, então, foi diagnosticado com uma condição rara, chamada odontoma composto e complexo. Conforme a dentista, esse problema se trata de um tumor benigno, que causa o crescimento anormal da dentina e do esmalte, resultando no surgimento de uma quantidade excessiva de estruturas semelhantes a dentes.

Acontece, no entanto que o caso do indiano não foi incomum apenas pela condição desenvolvida. É bem possível – e até provável – que nunca antes um paciente tenha acumulado tantos dentes na boca por causa do tumor. A dentista que realizou o procedimento, inclusive, acredita que o recorde até aquele momento tinha sido de 37 dentes extraídos de uma pessoa com o mesmo problema.

É bizarro ou não é?

1

Celular, couro, papel: Aprenda como salvar objetos molhados

Matéria anterior

7 coisas tóxicas que as pessoas não deveriam jogar no lixo

Próxima matéria

Você pode gostar