Bola de Boliche ou Pena? Qual deles cai primeiro no chão a determinada altura?

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      17/07/15 às 19h24

"Dois objetos soltos ao mesmo tempo e da mesma altura, chegam a superfície terrestre juntos, pois a lei da gravidade é igualitária para todos." Nas aulinhas de física tu deve ter ouvido falar isso algumas vezes, certo?

Mas na prática, é difícil verificar as vias que levam a acreditarmos nessa citação da física. Porém iremos mostrar isso em forma de vídeo pra vocês.

Como assim (você se pergunta)? Calma! Calma! Que já já você vai entender.

Se liga aí e confira conosco abaixo a explicação lógica dessa velha premissa da ciência e que você provavelmente nunca constatou ela na prática:

Uma bola de boliche e um punhado de penas são lançados da mesma altura na mesma direção. Qual vai cair primeiro?

 

O físico Brian Cox realizou uma experiência na Câmara de Simulação Espacial da NASA localizada na Space Power Facility que fica em Ohio, Estados Unidos, e que possui um volume de 22.653 metros cúbicos, sendo então a maior câmara de vácuo do  mundo.

A equipe da BBC fez um vídeo de demonstração que é nada menos que HIPNOTIZANTE! Onde Cox deixa cair uma bola de boliche e uma pena juntos, pela primeira vez em condições normais, e, em seguida, depois de praticamente todo o ar ser sugado diretamente para fora da câmara.

Olhem direitinho que com a retirada de praticamente todo o ar da câmara, o que acontece quando a bola e a pena são lançados da mesma altura, na mesma direção. É surpreendente!

 

O que acharam, caros leitores? Manifestem-se!

gif-pena-bola-boliche-caindo

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+