• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Buracos negros podem levar a um universo paralelo, diz Stephen Hawking

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      27/08/15 às 18h41

Os buracos negros sempre representaram um grande mistério para a ciência. O que acontece quando se cai em um buraco negro é uma questão que intrigou e continua intrigando vários pesquisadores espalhados pelo mundo.

Ainda estamos longe de ter uma resposta definitiva, no entanto, de acordo com Stephen Hawking, os buracos negros levariam a um universo paralelo.

O cientista declarou em uma entrevista coletiva na Suécia que "há uma saída". De acordo com ele, se o buraco negro fosse grande  o suficiente e estivesse girando, poderia ter uma passagem para uma dimensão alternativa.

Por outro lado, de acordo com Hawking, também há a possibilidade de que objetos acabassem sobre os limites do buraco, em uma região conhecida como horizonte de eventos. Por lá, é provável que nenhuma partícula possa sair, inclusive a luz.

Já se fosse um ser humano a se aventurar pelo buraco, as consequências seriam outras. Ao contrário do que muitos cientistas pensam, um homem não desapareceria ao entrar em um buraco negro. Ele permaneceria como um holograma na margem ou cairia em outro lugar.

Viagem sem volta

steee

Além de dizer o que aconteceria caso um objeto ou alguém entrasse em um buraco negro, Stephen Hawking também explica que essa seria uma viagem sem volta.

"(Depois de entrar em um buraco negro) Não poderia voltar ao nosso universo, de modo que, ainda que esteja interessado em viajar ao espaço, não vou tentar", afirma.

Em 2012, alguns físicos como John Polchinski disseram que o horizonte de eventos se converte em uma barreira anti-fogo, capaz de incinerar tudo o que passa por ela.

Como a diferença da gravidade entre os pés e a cabeça aumentaria cada vez mais ao se aproximar de um buraco negro, o aventureiro se partiria em dois, logo uma atração conhecida como força da Maré faria com que as células, moléculas e átomos do seu corpo se desgarrassem.

Porém, de acordo com Einstein, uma pessoa que cruzasse o horizonte de eventos não deveria sofrer nenhuma alteração, ela apenas flutuaria no espaço.

Origem

bubu

Os buracos negros são um fenômeno cósmico que se forma quando uma estrela entre em colapso. De acordo com a Teoria da Relatividade, ele é resultado de uma deformação do espaço-tempo.

Apesar dos buracos serem praticamente invisíveis, eles podem ser detectados através da interação da matéria que o cerca. Pesquisadores têm identificado vários possíveis buracos negros ao longo do espaço, além disso pode ser que haja um deles na própria Via Láctea.

As primeiras teorias sobre os buracos negros surgiram em 1783, quando o geólogo John Michell escreveu uma carta sobre um corpo maciço do qual nada pode escapar.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+