Curiosidades

5 dicas para tirar fotos noturnas boas com o celular

0

fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa desse invento, hoje, compreendemos melhor o nosso passado e podemos analisar a grande evolução científica com o passar dos anos.

E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Através dela, as pessoas podem se lembrar dos mais variados momentos felizes que viveram. Com o passar do tempo o jeito de tirar foto também mudou. Hoje fazemos os registros através dos nossos celulares.

Todos sabem como fazer fotos noturnas com o smartphone não é uma coisa simples. Além de ser bem comum que as imagens fiquem escuras, tremidas ou então sem nenhuma definição. Isso acontece porque a maioria dos sensores dos celulares não conseguem capturar uma quantidade de luz suficiente para deixar a foto com uma exposição e nitidez boas.

Felizmente, existem alguns truques que podem ser feitos para que você consiga tirar fotos noturnas boas. O fotógrafo internacional Lineker Pires deu algumas das principais dicas.

1 – Usar o modo HDR

Foto1 1350x1350, Fatos Desconhecidos

Sempre que você for tirar uma foto à noite use o modo HDR, se o seu celular tiver essa função. Cada modelo tem uma forma de ligar esse modo, mas normalmente é um ícone escrito HDR no aplicativo da câmera.

“Essa função ajuda a obter imagens com um balanço de cores mais elevado. Por outro lado, aumenta a sensibilidade da câmera. Por essa razão, recomendo sempre manter o aparelho estável na hora do clique. De preferência, com o apoio de um tripé”, explicou Lineker.

2 – Investir na estabilidade

Foto2 600x400, Fatos Desconhecidos

Essa é uma dica que vale para qualquer tipo de foto. É recomendável evitar ao máximo tremer as mãos quando se tira uma foto. Se você não tiver um tripé para colocar o celular, o jeito é segurá-lo de uma forma bem firme. E se preciso, apoie o celular em uma mesa, parede ou balcão.

“Muitas pessoas, quando fotografam à noite, possuem a tendência de segurar o celular da mesma forma como se fosse para fazer uma imagem de dia. Mas o resultado fica bem diferente. Portanto, tente não se movimentar ou oscilar muito no momento do clique”, pontuou.

3 – Usar o flash com moderação

Foto3 1024x683, Fatos Desconhecidos

Embora o flash seja um ótimo recurso para se fazer fotos noturnas, ou então nos ambientes com pouca luz o alcance da luz é bem limitado. “É um recurso que funciona apenas quando o elemento principal a ser registrado está no primeiro plano e todo o resto não importa tanto na imagem. Isso porque tudo que está à frente tende a ficar iluminado e o fundo, por sua vez, fica escuro. Um tipo de foto que não combina com flash, por exemplo, é a de paisagem”, explicou Lineker.

Então, uma melhor alternativa é ligar a lanterna do seu smartphone. “Se o seu celular não permite ativar a lanterna enquanto usa a câmera, peça a um amigo para acionar a lanterna do telefone dele em direção ao que você deseja fotografar”, ensinou.

4 – Cuidado com o zoom

Foto4 1024x768, Fatos Desconhecidos

Quase todas as câmeras de smartphones tem o zoom digital. Mas, ao contrário do zoom óptico, esse tipo não funciona bem com as fotos noturnas porque tende a deixar a imagem borrada ou granulada.

“Como a sensibilidade da lente aumenta ainda mais, torna-se difícil manusear o aparelho sem que a captura perca a qualidade. Em vez de optar pelo zoom, prefira sempre se aproximar do objeto que você pretende fotografar”, pontuou o fotógrafo.

5 – Explorar os recursos do celular

Foto5 739x415, Fatos Desconhecidos

Embora existam esses truques para tirar fotos noturnas melhores, também é bastante importante que a pessoa conheça todos os recursos disponíveis e as possibilidades que a câmera do celular dela possui.

“Alguns aparelhos oferecem o modo Noturno, desenvolvido especificamente para fotos noturnas. Isso vai melhorar bastante o resultado. Veja também se o seu telefone permite fotografar em formato RAW. Chamado de imagem crua, esse tipo de arquivo permite que imagens com iluminação ruim possam ser cl Lineker.

O homem que foi para o inferno e contou o que viu

Matéria anterior

Esse artista criou uma floresta alagada em um museu subaquático

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos