Normalmente, o dia do casamento é inteiro sobre os noivos. No entanto, existem casais que veem que o momento da sua união pode ajudar outros, como por exemplo, esse casal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, que substituiu a lista de presentes tradicional por um pedido de doações para animais.
Com essa atitude o casal conseguiu arrecadar mais de 600 quilos de ração, além de medicamentos que irão ser doados para os protetores. Os noivos viveram juntos por 32 anos antes de oficializarem a união.
Lista de presentes do casal
Em entrevista, a assistente de contas médicas Elizabete Pereira dos Santos, de 57 anos, afirmou que, com a arrecadação de ração e alimentos, o objetivo deles é ajudar cerca de cinco protetores de animais. E tudo o que foi arrecadado será doado nos próximos dias.
“Espero que dê para ajudar mais pessoas. A gente conseguiu montar uns kits com algumas medicações que a gente sabe que eles [animais] precisam, mas que são um pouco caras”, disse ela.
De acordo com Elizabete, nos kits montados tem remédios para os olhos, tratamento para otite e contra pulga e carrapatos. As doações também incluem rações tanto para filhotes como para animais mais idosos.
“Você não pode imaginar a felicidade que nós estamos. Sabia que a gente ia conseguir algumas coisas, mas não tinha ideia que íamos conseguir tanto. Gratidão é o que eu sinto”, afirmou.
O casal formado por ela e José Santos de Albuquerque, de 59 anos, resolveu se casar depois de 32 anos juntos. Mesmo depois de todo esse tempo de união, a assistente de contas disse que o casamento foi um sonho realizado. “A noite foi perfeita”, finalizou.
Oficializando a união
Em entrevista, o chefe de Recursos Humanos (RH) José Santos de Albuquerque, de 59 anos, contou que o casal quis oficializar sua união no fim do ano passado quando os dois se aposentaram.
“Não é justo ficar tantos anos juntos sem oficializar a união, sem celebrar, digamos assim. Sempre pensamos em casar, mas nossa vida é muito corrida. Eu trabalho em Guarujá e ela em Santos”, disse Albuquerque.
Na visão de Elizabete, os dois fizeram o caminho contrário que outros casais. “Como ele fala, estávamos nos conhecendo um pouco. Todo mundo casa, compra a casa e depois se aposenta. Acabou sendo assim, a gente estabilizou um pouco financeiramente, se aposentou e decidimos oficializar”, disse.
A decisão do casal em pedir ração e outros produtos de cuidados animais como lista de presente foi uma decisão natural, como ressalta Elizabete. “Se a gente já tem casa, já tem casa montada, nós não somos pessoas consumistas, e a gente entende que está tudo muito difícil, principalmente para os protetores. Eu já precisei de ajuda como uma pequena protetora e a gente sabe que é difícil para eles”, pontuou.
Casal altruísta
Assim como esse casal de brasileiros, outros noivos aproveitam o casamento para fazer o bem, como por exemplo, o casal turco Fethullah Üzümcüoğlu e Esra Pola decidiu que a sua felicidade deveria ser compartilhada com outras pessoas, e não estamos falando de sua família ou amigos. No dia do casamento deles, eles foram compartilhar essa alegria com 4.000 refugiados sírios em Kilis, no sul da Turquia. O lugar fica próximo à fronteira com a Síria e o que os noivos quiseram fazer foi ótimo para aquelas pessoas que fugiram do país, desde que a guerra civil começou há quatro anos.
A união do casal aconteceu em 2019, ano em que a Turquia recebeu cerca de dois milhões de refugiados sírios. Por esse motivo, a ideia de celebrar o casamento dessa forma surgiu.
O que eles queriam era que a alegria deles também pudesse ser compartilhada com outras pessoas e que elas também pudessem ter um dia festivo em suas vidas, além de também tentar incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo, depois de ter visto o exemplo do casal na mídia, e de conscientizar mais gente de que os refugiados estão passando por um momento difícil.
O pai do noivo, que teve a ideia, disse que está feliz pelo casal e pela maneira como eles começaram a sua nova vida juntos de uma forma altruísta e generosa. “Foi uma experiência incrível. Estou feliz por ter tido a oportunidade de compartilhar o dia do meu casamento com pessoas que realmente têm necessidades”, disse a noiva.
Fonte: G1, Time now news
Imagens: G1, Time now news