Curiosidades

Céu de outubro terá eclipse solar e duas chuvas de meteoros

0

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos e eventos que ele tem.

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem podem ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Felizmente, para os amantes desses fenômenos, praticamente todos os meses do ano têm algum desses eventos. E outubro não será diferente. Esse mês terá um conjunto de eventos astronômicos maravilhosos. Então é bom preparar o telescópio e o binóculo para observá-los.

Fenômenos

Tecmundo

Mesmo que a maior parte das pessoas quando pensa em eventos astronômicos os relacionem com o céu noturno, nesse mês, o primeiro lugar dos fenômenos que irão acontecer será de dia. Até porque será um eclipse solar anular que irá escurecer os céus de forma parcial. O melhor de tudo é que pessoas de várias partes do mundo conseguirão vê-lo.

Para quem não sabe, um eclipse solar anular acontece quando a lua está muito longe do nosso planeta para cobrir o disco solar por completo. Como resultado, isso gera um anel brilhante à sua volta. Isso irá acontecer no dia 14 de outubro. O caminho desse fenômeno irá  começar no oceano pacífico, na costa sul do Canadá, e irá se mover pelo sudoeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, pela Colômbia e pelo Brasil.

Quem estiver no chamado caminho da anularidade poderá ter uma visão melhor do fenômeno. Nele estão os estados brasileiros do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Nas outras partes do país, o eclipse poderá ser visto como um eclipse solar parcial. Esse evento astronômico poderá ser visto a partir das 15h e não deve ser observado sem equipamento de proteção adequado.

Mas ele não é o único fenômeno que irá acontecer em outubro. Nesse mês também ocorrerão duas chuvas de meteoros: as Dracônidas e as Oriônidas. A primeira é um evento sutil e difícil de ser observado. Isso porque ela produz aproximadamente 10 meteoros por hora e é produzida por grãos de poeira que são deixados para trás pelo cometa 21P Giacobini-Zinner. Ela acontece todos os anos entre os dias 6 e 10 de outubro. Nesse ano, o pico desse evento será na noite do dia oito e nas primeiras horas da manhã do dia nove.

No caso da chuva de meteoros Oriônidas, ela será maior e por isso produzirá um espetáculo que poderá ser visto. A origem dela são os detritos deixados pelo conhecido cometa Halley. Esse evento acontece todos os anos entre o dia dois de outubro e o dia sete de novembro, e o pico nesse ano será entre a noite do dia 20 e as primeiras horas da manhã do dia 21 de outubro. Nesse momento, ela irá produzir até 20 meteoros por hora.

Nesses dois eventos, os meteoros são irradiados da constelação do Dragão e da constelação de Órion, respectivamente. Contudo, eles podem aparecer em qualquer lugar do céu e podem ser observados de qualquer lugar do Brasil.

Eventos astronômicos de outubro

Tecmundo

Para os amantes desses eventos, nada melhor do que saber quando eles irão acontecer. Além disso, existem aplicativos que são ótimos para a observação e identificação deles, como por exemplo, o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap. Saiba as datas em que eles acontecerão esse mês.

02/10: Conjunção entre Júpiter e Lua

06/10: Lua em Quarto Minguante

08 e 09/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Dracônidas

14/10: Lua Nova e Eclipse solar anular

20 e 21/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Oriônidas

22/10: Lua em Quarto Crescente

23/10: Vênus em maior elongação leste (melhor visualização)

24/10: Conjunção entre Lua e Saturno

28/10: Lua Cheia

28/10: Eclipse lunar parcial

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo

Raro sarcófago romano intacto de 1.800 anos é descoberto na França

Artigo anterior

Netflix planeja novo aumento de preço em plano sem anúncios

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido