Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios. Dentre todos, existem os que se destacam por conta da sua beleza, como por exemplo, os eventos astronômicos mais belos de 2024.
Além dos eclipses, passagens de cometas, chuvas de meteoros, tempestades solares, superluas e auroras, esse ano também teve conjunções astronômicas, movimentações planetárias, ocultações e muito mais. Relembre quais foram os eventos astronômicos mais belos de 2024.
Eventos astronômicos mais belos de 2024
Eclipses
Esse ano aconteceram quatro eclipses, sendo dois da lua e dois do sol. O primeiro foi um eclipse lunar penumbral que aconteceu no dia 25 de março. O outro lunar aconteceu no dia 18 de setembro e foi parcial. Esse evento foi visível por parte do nosso país.
No caso dos eclipses solares, eles aconteceram nos dias oito e dois de outubro. O primeiro deles foi total e o segundo, anular. Desses, o anular pode ser visto de alguns lugares do Brasil, como o Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.
Cometas
Os cometas também foram alguns dos eventos astronômicos mais belos de 2024. Entre eles, o título de mais brilhante do século foi disputado pelo C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) e C/2024 S1 (ATLAS). Quem ganhou essa batalha foi o primeiro, já que o segundo não resistiu à passagem perto do sol e acabou morrendo antes de chegar a sua luminosidade mais significativa.
Chuvas de meteoros
As chuvas de meteoros tem um calendário certo, acontecendo sempre nas mesmas épocas do ano. Então, em 2024 não foi diferente. Em maio aconteceu a chuva de meteoros Eta Aquaridas, que vem no momento em que nosso planeta passa pelos detritos da última passagem do cometa famoso Halley. A Oriônidas também vem desse mesmo objeto, mas acontece em outubro.
Em agosto aconteceu a Perseidas, e em dezembro, a Geminídeas.
Superluas
Em 2024 também aconteceram duas superluas. Para que ela seja considerada “super”, nosso satélite natural tem que entrar na fase cheia em até 24 horas antes ou depois de chegar ao perigeu, que é o ponto mais perto do nosso planeta. Nesse ano, isso foi visto em setembro e outubro.
Máximo solar e recorde de tempestades
Outros dos eventos astronômicos mais belos de 2024 foi o sol atingindo seu pico de atividade, chamado de máximo solar. Por conta disso que esse também teve um recorde de tempestades solares, acontecendo a maior dos últimos 20 anos.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital