Séries e Sagas

Chaves: saiba o que aconteceu com o elenco da série

chaves
0

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha assistido a um episódio de Chaves. O seriado de televisão mexicano acompanhou a infância e o desenvolvimento de muitos dos nossos leitores, o que o torna muito especial. Além disso, mesmo que o seriado não esteja mais na grade da emissora SBT (que transmitia a história no Brasil), ele é sempre lembrado com carinho.

O programa foi criado em 1971 por Roberto Gómez Bolanõs. A trama fez tanto sucesso que, em 1973, foi vista por por mais de 8,3 milhões de telespectadores por dia em toda a América Latina.

Em 2006, estreou a versão de Chaves em desenho animado, que perpetuou o sucesso da história. Mas, você já se perguntou por onde andam os intérpretes de cada personagem? Nós te contamos:

Chaves

A pessoa que interpretava o Chaves era a mesma que produziu toda a história do seriado: Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito. Esse apelido foi atribuído a ele por remeter a algo como “Pequeno Shakespeare”, em espanhol. Devido a suas outras produções na televisão mexicana além de Chaves, Bolaños se tornou uma das maiores personalidades televisivas de todo o México.

Além de roteirista, Bolaños foi um ator, cantor, compositor, desenhista, engenheiro, escritor, humorista, pintor, poeta, produtor, publicitário, diretor e dramaturgo. Com diversos problemas de saúde, faleceu em 28 de novembro de 2014, dentro de sua casa, em Cancún. Um funeral de grandes proporções foi realizado na Cidade do México como forma de homenagear o criador do Chaves.

SBT

Senhor Barriga

Édgar Vivar, que interpretava o Senhor Barriga (responsável por ir mensalmente à vila para cobrar o aluguel), também era o intérprete do filho do cobrador, o Nhonho. Vivar, que nasceu em 1948 na Cidade do México, é formado em medicina, mas abandonou a profissão para se dedicar inteiramente ao teatro e, assim, deu vida ao Senhor Barriga e ao Nhonho.

Além disso, o ator também possuía um circo, que permaneceu em atividade até o ano de 2002. Desde o fim do programa, em 1995, até os dias atuais, passou a se dedicar a sua carreira solo, atuando em diversos filmes, novelas e peças. Seu Barriga é, provavelmente, um dos atores do seriado que tem a maior ligação com o Brasil, já que visitou o país mais de 19 vezes ao longo de sua carreira.

Televisa

Dona Florinda

A responsável por interpretar Dona Florinda possuía o mesmo nome que a personagem: Florinda Meza. Ela era esposa de Roberto Gómez Bolaños (o Chaves) e tinha apenas 23 anos quando integrou o elenco da produção. Eles tiveram um envolvimento na época das gravações durante os anos 70, mas só se casaram em 2004.

Para deixá-la com a aparência de uma senhora de meia idade, uma caracterização detalhada era realizada. Além da Dona Florinda, a mulher também interpretou a Pópis, uma criança que vivia com uma boneca na mão. Ela participou de alguns filmes durante os anos 1970 e 1980, mas teve maior destaque na televisão.

Seu último papel foi na série Mulheres Assassinas, de 2010. Atualmente, a atriz se encontra com 71 anos de idade e se tornou Youtuber, e utiliza seu canal para publicar vídeos de sua nova personagem Chimoltrúfia.

chaves

SBT

Professor Girafales

Rubén Aguirre, que interpretou o Professor Girafales (um dos personagens de maior prestígio do seriado), já teve profissões como narrador de touradas, locutor de rádio e televisão, diretor de televisão, toureiro, ventríloquo e ator. Ele conheceu Bolaños quando começou a atuar. Aguirre já chamava atenção no programa “Os Super Gênios da Mesa Quadrada”, que antecede a estreia de Chaves na Televisão.

Assim como Vivar (Senhor Barriga), o ator também abriu o seu próprio circo, chamado “El Circo del Professor Girafales”, mas acabou o fechando em 2012 por estar debilitado, devido a um acidente sofrido no ano de 2007. Em 2016, Rubén foi internado com pneumonia, e acabou falecendo em decorrência da doença no dia 17 de junho, dois dias depois de completar 82 anos.

SBT

Seu Madruga

Ramón Valdés, responsável por interpretar o Seu Madruga (um dos personagens mais queridos do seriado), foi eternizado com sua clássica vestimenta de calças e chapéu jeans com uma blusa preta, e seus bordões como “Que que foi, que que foi, que que há?” e “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”.

Valdés também esteve em muitos filmes importantes da história do cinema mexicano, incluindo El Chanfle (1979), no qual boa parte do elenco de Chaves participa. No ano de 1985, o ator descobriu que estava com câncer no estômago, contendo também um outro tumor em seu pulmão.

Em 1988, ele passou mal durante uma viagem ao Peru, voltou para o México e foi imediatamente internado. Após dois meses sedado, Seu Madruga morreu aos 64 anos, no dia 9 de agosto.

Youtube

Chiquinha

Maria Antonieta de las Nieves, intérprete da Chiquinha (uma das personagens mais importantes do seriado), era forte amiga de Roberto Goméz Bolaños. Mas, depois, os dois passaram a brigar pelos direitos autorais da personagem, já que Maria Antonieta os reivindicava.

Esse motivo fez com que a Chiquinha não estivesse presente em nenhum episódio da versão de Chaves em desenho animado. Atualmente, Maria Antonieta segue participando de séries e filmes no México. Recentemente, ela participou de uma promoção feita pela Netflix para a série Stranger Things.

SBT

Jaiminho

Raúl Padilla, responsável por interpretar o carteiro Jaiminho, só foi integrar o elenco do seriado na última temporada como programa independente. O ator morreu em fevereiro de 1994, aos 75 anos de idade, na Cidade do México, vítima de complicações em decorrência da diabetes. Em sua carreira, ele participou de diversas peças de teatro e grandes filmes do cinema mexicano.

Pinterest

Dona Clotilde

Angelines Fernández, a atriz que interpretou a Dona Clotilde (conhecida como a Bruxa do 71), já foi considerada uma das mulheres mais bonitas do México durante sua juventude. Ela nasceu na região de Madrid, na Espanha, e por conta do regime ditatorial da região, se exilou no país de produção do seriado.

Com isso, ela foi conhecida e convidada pelo próprio Bolaños a integrar o elenco de Chaves. Angelines Fernández, que atuou em diversos filmes durante sua carreira, faleceu em 25 de março de 1994, aos 71 anos. Como último desejo, a eterna Dona Clotilde teria pedido para que fosse enterrada ao lado de seu amado amigo Valdés (Seu Madruga), e assim foi feito. Ela foi a terceira pessoa do elenco a morrer.

YouTube

Kiko

Carlos Villagrán, o intérprete de Kiko, deixou de participar do seriado no ano de 1979. Isso se deu porque, assim como Maria Antonieta (que interpretou a Chiquinha), Villagrán brigou com Roberto Bolaños pelos direitos autorais do personagem. Na época, ele deixou o elenco e passou a seguir carreira solo.

Hoje, aos 78 anos, Villagrán segue fazendo apresentações como Kiko e já visitou o Brasil inúmeras vezes para participar de programas de televisão. Entre suas participações, está a produção feita em 2017 de “Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola”, criado pelo comediante brasileiro Danilo Gentilli.

SBT

Paty

Ana Lilian de la Macorra, que interpretava a menina Paty, introduzida em uma das novas versões de episódios do seriado, nasceu em 1957 e fazia parte da equipe técnica do show quando foi convidada diretamente por Bolaños a fazer uma participação especial. Na época, ela tinha cerca de 21 anos e não acreditava que levaria jeito para atuação.

O sucesso de Paty foi tão grandioso que a atriz participou de mais de 20 episódios entre 1978 e 1979. Atualmente, Ana é casada e possui dois filhos. Depois de Chaves, ela abandonou a carreira artística para se dedicar à psicologia.

Twitter

Anitta é entrevistada por Jimmy Fallon; veja os destaques do programa

Matéria anterior

Pela 1ª vez, cientistas flagram orcas se alimentando de baleias azuis

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications