• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

"Chuva de Sangue" assombra regiões espanholas

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      11/12/15 às 14h02

Algo semelhante ao que é narrado no livro bíblico Êxodo está acontecendo em povoados do noroeste da Espanha. Desde o último outono, águas com vermelho sangue têm caído com as chuvas e jorrado de várias fontes. Seria uma versão moderna de uma das pragas que assolaram o Egito na lendo da Bíblia?

Alguns cidadãos realmente temeram se tratar de uma praga vinda dos céus. Eles foram surpreendidos com a "chuva de sangue" e, com o líquido guardado em recipientes, outros deduziram que o fenômeno era algum tipo de produto químico perigoso que havia sido jogado na região por aviões.

ng5155564

Um morador de uma cidade vizinha a Zamora pegou uma amostra da água da chuva e mandou para os cientistas da Universidade de Salamanca. Na análise, os cientistas deduziram de onde vinham as águas vermelhas. Um estudo recém publicado pela Royal Society of Natural History Journal revela a existência de uma microalga verde de água doce que é capaz de sintetizar astaxantina, um pigmento vermelho.

2-abloodrainin

Contudo, essa primeira hipótese só soluciona parte do enigma. As referidas microalgas normalmente não são encontradas no Mediterrâneo. Logo, os cientistas não têm certeza sobre como elas foram parar sobre a região de Zamora. A meteorologia sugere que elas chegaram com o vento, sopradas da América do Norte.

100x PlanNeo DIK

Acerca da lenda bíblica da praga egípcia, a teoria científica mais difundida também inclui algas. Acredita-se que ocorreram mudanças climáticas na região e, as altas temperaturas aliadas à escassez de chuva, teriam favorecido a proliferação de uma alga que fica vermelha em águas quentes e paradas. E você? O que acha que pode ter deflagrado esses fenômenos?

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+