10 coisas sensacionais que os Estados Unidos nos ensinou

POR A redação    EM Lugares & Construções      11/12/15 às 12h03

O país que atinge o recorde de várias coisas no mundo, Estados Unidos, hoje tem uma cultura tão misturada e completa que várias pessoas se espelham para adquirir novos hábitos e aprender, cada vez mais, com uma sociedade que oferece uma alta flexibilidade social, deixando o cidadão trilhar seu próprio caminho. Bem diferente de países como a Índia, por exemplo, no qual você precisaria fazer parte de uma casta durante toda a vida. No Brasil também temos essa flexibilidade social e talvez esse é o motivo pelo qual nós gostamos e adotamos tantos hábitos e comportamentos do Tio Sam.

E quem nunca pensou em morar lá? Brasileiros que viajaram aos EUA, seja por intercâmbio, passeio ou moradia, falam muito bem da educação, das universidades e das bibliotecas que geralmente são grandes e bem completas. E quem nunca achou fantástico ver na tv os americanos comprando e devolvendo as mercadorias? Nos EUA você pode comprar qualquer coisa e devolver até 90 dias depois, sem precisar explicar o motivo. Já pensou se no Brasil fosse assim? Os Simpsons têm um episódio no qual o Homer compra vários produtos para casa baseado nessa lei! Será que o nosso comportamento seria parecido? Em meio a tantos benefícios que os EUA têm nos oferecido:

Confira 10 coisas sensacionais que os EUA nos ensinou!

1. A internet

the-internet1

O fenômeno tão famoso, que não só mudou mas têm mudado o mundo, foi a maior invenção dos EUA, nascendo como uma tecnologia de 'intranet' entre os militares durante a Guerra Fria. Você viveria sem? Eu não! Se a energia acabasse e você pudesse escolher ao menos um aparelho ligado, com certeza seria o roteador!

2. Rock and Roll

Rock-n-Roll-Collage2

O Rock, ah, o ROCK! Se iniciou no começo da década de 50 com influências do electric blues, o boogie e o jazz, com lendas como o The Doors, banda que influenciou e influencia a música até hoje, expressando ideais de liberdade. Sem o rock com certeza nossa cultura musical seria outra!

3. Tecnologia Informacional

American-Technology

A tecnologia (uma dádiva!) é, de longe, o tipo de produto americano que mais consumimos, acompanhado pelas produções culturais (desenhos, filmes e séries). Várias empresas que fazem parte do nosso dia-a-dia são de lá, a começar pela Apple, marca que têm conquistado, cada vez mais, fãs no mundo inteiro. Além da queridinha da maçã, várias outras marcas como Intel e AMD como componentes para computador e dispositivos, a SanDisk que fabrica dispositivos de armazenamento, cisco que fabrica modens, e muitas outras fazem parte do nosso cotidiano. Seria impossível não usar essas marcas, não?!

4. Broadway

Broadway-sow-capa-nova-york-e-voce

O palco de Teatro fica entre as ruas 42ª e 53ª que recebe mais prestígio não só nos EUA mas no mundo! Quantos musicais como O Fantasma da "pera, Chicago, O Rei Leão, Mamma Mia, Os Miseráveis, Marry Poppins, Hair, sendo hoje o teatro mais respeitado e prestigiado não só nos EUA, mas no mundo! Quem não se emocionou com a versão de cinema do Fantasma da "pera?! Agradeça a Broadway!

5. Google

Google-Products

A empresa que se inicou em 1998 e em menos de duas décadas revolucionou a busca de conteúdo no mundo inteiro! Sendo ainda uma empresa que enfrenta governos ditadores, como o da China, hoje está presente em vários aparelhos que usamos e, mais que isso, oferece várias plataformas para desenvolver mil e uma atividades! Hoje em dia sem o Office da Microsoft instalado você pode criar e editar documentos pelo Google mesmo. A empresa ainda conseguiu se inserir no mercado de smartphones se difundindo ainda mais no mundo. E ainda vai evoluir muito, com certeza, fazendo muito mais que substituir a enciclopédia Barsa (você lembra da Barsa!?).

6. Jazz

jazz

O gênero que precedeu o Rock, Jazz, nasceu em Nova Orleans, em 1895, e era o único lugar nos Estados Unidos onde negros podiam tocar. Daí nasceu um estilo que até hoje conquista muitos! Um jazz e um bom vinho, que delícia, heim!?

7. eBay

SAN JOSE, CA - JANUARY 22: A sign is posted in front of the eBay headquarters on January 22, 2014 in San Jose, California. eBay Inc. will report fourth quarter earnings today after the closing bell. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

O site que surgiu nos Estados Unidos de compra e venda de produtos usados tomou proporções inimagináveis. Ainda está em adaptação no Brasil mas aqui já temos nossas versões de comércio de usados inspirados no pai eBay que funcionam muito bem! O mais antigo, Mercado Livre, hoje é um dos maiores sites de comércio da internet, não só de produtos usados! A 'olx' segue na lista de grandes sites para comércio, logo à frente de novas plataformas como o enjoei.com e o aplicativo 'skina'. Cansado(a) de comprar coisas 'inflacionadas', sem precisar ir a shoppings e ainda parcelando seus produtos sem juros?! Use um desses aplicativos que são 'filhos' do gigante eBay.

8. Liberdade de Religião

TPC_ReligiousFreedom_fr

A Declaração dos Direitos (cumprida à risca) prevê que qualquer pessoa pode manifestar sua religião. É um País exemplar! E se você não for religioso de forma alguma, também será respeitado (por lei)! Infelizmente nosso país ainda não amadureceu no respeito e na tolerância religiosa. Lá não tem bancada evangélica! Com certeza um fato que poderia nos inspirar.

9. Charlie Brown

o-PEANUTS-facebook

Um dos desenhos mais ingênuos e reflexivos da época! O legado da turma do Charlie Brown que apareceu pela primeira vez em 1950 vez tanto sucesso que 50 anos depois seus esforços de marketing superaram 1 bilhão em lucro. A turma, apesar de bem inocente, conquistou a infância de muitos brasileiros e talvez até tenha inspirado a Turma da Mônica. Meu personagem favorito é o pássaro, Woodstock. E o seu?! A versão em 3D da turma estreia nos cinemas em 2016.

10. Sair para comer/Comida delivery

download

Com certeza é um hábito da cultura globalizada e os pioneiros dessa cultura, os Estados Unidos, sempre foram conhecidos como um berço de variedade cultural imensa! À medida que pessoas do mundo todo se migraram aos EUA, suas culturas foram absolvidas pelo País, revelando ser o melhor lugar para conhecer pessoas e comportamentos diferentes e, claro, comer! Igual a nosso irmão Americano, nossas opções de comida rápida e restaurantes crescem à medida que a cultura fica mais globalizada. Hoje é normal ir com os amigos no Japonês, no Mexicano ou Italiano, restaurantes que antes não eram tão presentes e acessíveis. Você pode comer quase o que quiser por diferenças de preço pequenas. E ainda, lugares cada vez mais diferentes e agradáveis têm surgido, nos direcionando a culturas e comidas específicas. Comer hoje é uma experiência, antes era necessidade.

De todas as coisas que os Estados Unidos fazem e nos inspiram, com certeza o comportamento que mais precisa servir de inspiração é o patriotismo, pelo menos por aqui. Somos constantemente insatisfeitos com o voto obrigatório, com a  infeliz corrupção na política e, ainda, com problemas sociais, sendo cada vez mais difícil sentir amor à pátria. Mas os EUA não são diferentes! Por lá também é possível agradar a 'gregos e troianos', sendo a história da colonização e as guerras os motivos que mais impulsionam esse patriotismo. E você, acha que esse patriotismo Estadounidense e seus ideais de liberdade podem ser mais difundido na nossa cultura?! Participe, deixe seu comentário!

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+