Ciência e Tecnologia

Cientistas podem ter encontrado um buraco negro do tamanho de Júpiter

0

Enquanto rastreavam e observavam duas nuvens celestes, que foram apelidadas de Balão e Fluxo, astrônomos se depararam com um comportamento incomum ao seu redor, e acreditam ter encontrado evidências de um novo buraco negro.

A atividade peculiar foi localizada a 26.000 anos luz do centro da Via Láctea. E apesar de os cientistas não serem capazes de visualizar claramente o buraco negro, devido a ser uma área no espaço onde nada é visível, eles identificaram evidências da existência de um gigante viajante interestelar possivelmente do tamanho de Júpiter.

A atividade incomum

As nuvens observadas durante o estudo, em sua maioria, são formadas por um gás que se choca com uma supernova ou uma outra nuvem celestial, e normalmente se espera que a nuvem se expanda ou que no mínimo deixe um rastro. Mas dessa vez, os Astrônomos do Observatório Astronômico Nacional do Japão (OANJ) encontraram correntes de gás molecular orbitando um ponto central, ao que parece ser um objeto massivo invisível.

“Quando verifiquei dados pela primeira vez, fiquei muito animado porque o gás observado mostrou movimentos orbitais, o que sugere um objeto massivo invisível à espreita”, disse Shunya Takekawa, astrofísico participante do estudo, em entrevista à New Scientist.

Com essa descoberta inesperada, eles então calcularam que o objeto que está atraindo o gás para um ponto central é 30 mil vezes a massa do sol, o que seria aproximadamente do tamanho de Júpiter. Caracterizando então, um buraco negro de massa intermediária.

Possivelmente existam outros

Caracterizado como um fenômeno celestial raro, buracos negros de tamanho intermediário, como é o caso desse, não são tão comuns. A maior parte é pequena (relativamente falando) ou resultado de um colapso estelar de grandes proporções, conhecidos como buracos negros supermassivos.

No entanto, os astrônomos consideram a possibilidade de existir outros dois buracos negros em potencial de tamanho médio acerca da Via Láctea. Por enquanto, a expectativa de um terceiro buraco negro de massa intermediária é apenas sugestiva.

A primeira função da motosserra vai te deixar assustado

Matéria anterior

Novo estudo confirma que é possível morrer de coração partido

Próxima matéria

Você pode gostar