O vinho é uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento na história da humanidade. E com o passar do tempo, o amor pela bebida se manteve entre as pessoas. Contudo, o uso dela em determinadas situações pode gerar uma grande discussão. Isso foi o que aconteceu com o vídeo em que é visto pessoas usando garrafas de um vinho de luxo para fazer sangria.
No caso, eram garrafas de vinho Petrus, uma das marcas mais renomadas do mundo e uma preferidas de John F. Kennedy. E o que viralizou foi um vídeo dos clientes no restaurante La Guérite, na ilha de Sainte-Marguerite, perto de Cannes, na França, colocando várias garrafas desse vinho de luxo em uma tigela de vidro grande para fazer uma sangria que foi avaliada em 120 mil euros, quase 750 mil reais.
O desses clientes, que ainda não tiveram suas identidades reveladas, estarem despejando o vinho de luxo para fazer a sangria não foi a única coisa que chamou atenção. Isso porque dentre as garrafas está uma da safra de 2006 avaliada em cerca de 3,8 mil euros, equivalente a 23,5 mil reais, e outra de 2011 de 3,2 mil euros, ou 19,9 mil reais.
Vinho de luxo para sangria
@rudyschmudy Ladies and gentlemen, i present you the most expensive sangria in the world: 4 bottles of 2006 #Petrus #laguerite #keinemusik
O valor do vinho Petrus é tão caro porque ele vem da região de Bordeaux, na França, e é feito em uma escala extremamente baixa em comparação com outros rótulos. Para se ter uma noção, são produzidas somente 30 mil garrafas por ano nos 10 hectares de terra.
Por isso que toda situação causou tanta comoção. Tanto que, Philippe Faure-Brac, um renomado sommelier, comparou o ocorrido com “usar uma obra de Picasso ou Van Gogh para acender uma fogueira”.
“Este é um vinho com vocação gastronômica por excelência. Por que não prová-lo de uma forma bem festiva? Colocá-lo em uma sangria não é sua vocação”, completou.
De acordo com o Daily Mail, Robert Parker, crítico de vinhos, descreveu o Petrus 2006 como tendo “notas de cerejas pretas doces e caramelizadas, frutas silvestres, acompanhadas de especiarias, um toque de terra e um leve aroma herbáceo”.
Fonte: Revista PEGN
Imagens: TikTok