Notícias

Cobra com coloração rara é resgatada em cozinha e aparece sorrindo em fotos

0

Encontrar uma cobra provavelmente não é algo que deixa as pessoas animadas, mas a última sexta-feira (6) foi um caso à parte. Uma cobra de coloração rara foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na cozinha do Instituto Federal de Mato Grosso, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

Segundo o biólogo e especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, a cobra possui uma das colorações mais raras da espécie, apesar da espécie em si ser facilmente encontrada. Assim sendo, o que chama mais atenção é que a cobra aparece sorrindo nas fotos do resgate.

No entanto, o que para humanos é um sorriso é, na verdade, um mecanismo de defesa para a espécie, explica o especialista. Ela faz uma triangulação da cabeça para parecer uma naja. A boca parece que está sorrindo, mas pode ter certeza que ela dá um bote atrás do outro. Ela também não é uma serpente peçonhenta, mas tem dois dentes traseiros que se morder, perfuram”, contou.

Segundo os funcionários do instituto, a cobra estava agitada e agressiva. Logo, acionaram os bombeiros para que realizassem o resgate. Após a equipe chegar no local, os servidores já haviam capturado a cobra para que ela não fugisse ou picasse alguém.

Depois, ela foi colocada em uma caixa e solta em uma área de mata. De acordo com o biólogo, a serpente é chamada de “Capitão do Mato Boipeva”, sendo da espécie Xenodon merremii.

“Essa serpente possui policromia e tem várias cores na sua genética. Pode encontrar ela amarela, malhada, esverdeada, mais escura, preta. Essa coloração malhada é um pouco mais rara, mas já foram registradas”, disse.

Xenodon merremii

Reprodução

Ainda segundo o biólogo, o animal se parece com jararacas, cascavéis e corais por conta da camuflagem. Por isso, é muito comum que as pessoas confundam a capitão do mato com essas espécies.

Dessa forma, os adultos da espécie geralmente têm 1 metro ou menos de comprimento. Contudo, podem atingir dois metros. Essa serpente se alimenta de insetos, rãs, sapos e lagartos. Assim, o biólogo explica que a cobra possui algumas características especiais para se alimentar de anfíbios, principalmente de sapos. Por exemplo, utiliza-se os dentes traseiros para perfurar os animais. Além disso, ela chega a comer cobras menores.

“Várias cobras fazem esse achatamento na cabeça para imitar uma naja, isso é para aumentar o tamanho dela e fazer medo”, explicou. Segundo Henrique Abrahão Charles, a cobra não possui canal no dente ligado à alguma glândula que seja apta para soltar veneno. Portanto, ela não é peçonhenta.

Cobra mais venenosa do país pica criança de 6 anos

Uma cobra coral-verdadeira picou uma criança de 6 anos em Nova Trento, na grande Florianópolis. Em seguida, os bombeiros a levaram para o Hospital Infantil de Gusmão, na capital. Considera-se a espécie a mais venenosa presente no Brasil. Porém, segundo informações dos bombeiros, o quadro de saúde da criança é estável.

Acionou-se a equipe de operações aéreas por volta das 10h40. A cobra picou a criança quando ela mexeu em um local próximo de casa pouco tempo antes.

Por mais que o estado de saúde do menino “não era grave no momento do atendimento”, segundo os bombeiros, a transferência foi necessária devido à periculosidade do veneno.

De acordo com o biólogo especialista em serpentes, Christian Raboch, em casos de picada dessa espécie, o atendimento precisa ser imediato. Sendo assim, o tratamento envolve a injeção de um soro antielapídico. “Quanto mais rápido utilizar o soro, menor vão ser os sintomas”, afirma o biólogo.

No caso do veneno da coral-verdadeira, ele age no sistema nervoso e se espalha rapidamente pelo corpo. Então, caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local, segundo o biólogo. Isso porque o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar em amputação, possivelmente.

Algumas dicas são: não fazer corte, perfuração ou sucção no local, lavar a picada com água e sabão. Por fim, ir ao hospital o mais rápido possível. Se possível, identifique a serpente por meio de uma foto para facilitar a escolha do soro que será aplicado na vítima.

Fonte: G1

Se o Orkut voltar, dono do maior vácuo vai tentar contato de novo

Matéria anterior

Câmeras de segurança flagram homem simulando quedas em supermercados para pedir indenização

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications