Que daltonismo existe isso você já sabe. Mas será mesmo que você entende bem sobre esse tipo de distúrbio visual?
Bem, a primeira coisa então que você precisa saber, é que o daltonismo altera o modo em que a sua vítima enxerga o mundo, uma vez que altera diretamente as cores e os tons que as coisas possuem. Outra peculiaridade dessa doença, é que ela é hereditária, e ao menos que você sofra algum dano em seus olhos, que atinja diretamente a parte responsável pela visão das cores, você jamais se tornará daltônico do dia para o outro.
Além disso essa doença atinge muito mais homens do que mulheres, visto que 8% dos homens do mundo possuem o distúrbio vs apenas 0,5% das mulheres.
Agora vamos para o que importa, uma vez que existem vários tipos de daltonismo, descubra como cada uma dessas pessoas enxergam!
1- Visão normal
Como vocês já perceberam, esse é o modo natural da visão. Ou seja, alguém que nasceu sem nenhum tipo de daltonismo ou deformação genética ou físicas nos olhos, enxergará exatamente essa palheta de cores.
2- Deuteranomalia
A Deuteranomalia é basicamente a forma mais comum de daltonismo. E para vocês terem uma ideia, uma média de 4,63% dos homens que sofrem desse tipo de daltonismo, nem se quer sabem, que não enxergam as cores como elas realmente são.
Vale também lembrar que existe uma certa diferença entre a “Deuteranomalia” e a “Deuteranopia”. Sendo a primeira a baixa sensibilidade principalmente ao verde e a dificuldade de discriminar o vermelho, laranja e amarelo, e a segunda a incapacidade total de distinguir essas mesmas cores.
3- Protanopia
Já a Protanopia não é tão popular assim, e atinge apenas 1% dos homens que possuem o daltonismo. Dentro do universo de quem sofre com a Protanopia, basicamente não existe o vermelho ou qualquer outro tom quente e avermelhado. Apenas os tons azuis e amarelados se mantem quase inalterados.
4- Tritanopia
A Tritanopia é uma das formas de daltonismo mais raras que existem, e pode afetar tanto homens quanto mulheres.
Quem possui essa distorção visual, enxerga o mundo em basicamente dois tons, o esverdeado e o rosa.
5- Cegueira de cores
Talvez você nem se quer soubesse, mas existe um tipo de daltonismo que implica na total insensibilidade a todas as cores. As pessoas que possuem a cegueira de cores, enxergam exatamente assim, como se vivessem dentro do universo da TV sem cores.
Mas para a felicidade geral da nação, esse tipo de transtorno é extremamente raro, atingindo apenas 0,00003% da população mundial.
Agora que nós aqui da Fatos já falamos um pouquinho sobre cada um desses tipos de daltonismo, confira abaixo 5 fotos comparativas, que mostram lado a lado, exatamente como cada uma dessas pessoas enxergam:
1- Um simples semáforo
2- A logo da marca Pepsi
3- Um singelo arco-íris
4- Uma visão do trânsito
5- Um auto retrato de Frida Kahlo
E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que era assim que os daltônicos enxergavam? O que mais te surpreendeu nessa matéria? Deixe a sua opinião pra gente aqui em baixo, no espacinho destinado especialmente a isso!