• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A reação emocionante de uma mulher daltônica que enxerga cores pela primeira vez

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      12/09/18 às 15h48

Colton Donnell decidiu fazer uma surpresa de aniversário para sua namorada daltônica. Mas não qualquer surpresa romântica que envolvesse cartas, ursos de pelúcia ou buquês de flores. Colton queria fazer algo significativo.

Foi quando se deu conta de qual seria o presente perfeito, um óculos para daltônicosque permite que pessoas com essa deficiência possam enxergam as cores normalmente, tal qual elas são.

Colton então juntou o dinheiro e comprou o óculos para sua namorada! Ela não desconfiou de nada, até que pôs os óculos e deu de cara com um lindo pôr do sol. Confira a reação da garota!

Daltonismo

O daltonismo é um tipo de deficiência visual que não permite a diferenciação de algumas cores. Ela ocorre devido a um distúrbio genético no cromossomo X. Existem três variações do daltonismo, no mais comum, as pessoas não conseguem visualizar o pigmento vermelho. No lugar dele veem tons marrons, verdes ou cinzas. Essa deficiência é chamada de Protanopia.

Um outra variação da doença, não permite identificar tons verdes e como na anterior, ao invés do verde as pessoas veem marrom. Essa variação é chamada de Deuteranopia. Esta última variação, um pouco mais rara, é denominada como Tritanopia, e nela a pessoa não consegue identificar bem tons de azul e amarelo.

"culos para daltônicos

O que acontece é que o cérebro das pessoas daltônicas, decodifica duas cores diferentes de formas muito similares. É isso que impossibilita identificar qual é a cor que se está  vendo. Os óculos têm uma tecnologia que interfere nesse processo de codificação das cores.

As lentes dos óculos interferem no comprimento das ondas de luz onde ocorre a sobreposição delas. Essa interferência evita que o cérebro tenha dificuldades em decodificar as cores. Dessa forma, os raios de luz são decodificados de forma diferente e então a cor não se mistura ou se confunde com outras.

Os óculos podem ser comprados a partir de 299 dólares e são comercializados online. A tecnologia tem mudado e melhorado a vida de muitas pessoas que antes, não conseguiam distinguir bem as cores que viam.

Aaron Williams-Mele, passou por uma situação similar a da namorada de Colton. Ele ganhou de seus pais, como presente de aniversário. E ele decidiu estreá-los em um pôr do sol. E é claro que ele também se emocionou ao ver pela primeira vez, o pôr do sol com todas as suas cores.

Próxima Matéria
Via   minhavida     upsocl     dailymail  
Imagens brilio enchroma
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+