Curiosidades

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte?

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte 3
0

Você já pensou como seria viver em uma das piores ditaduras do mundo atual? Não poder assistir TV internacional, acessar a internet, criticar o governo ou sair do país… A dinastia da família Kim vem controlando a Coreia do Norte com uma mão de ferro desde o final da Guerra Coreana, que aconteceu entre 1950 e 1953. Então, como a população consegue fugir?

Depois da rendição do Japão, em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em duas partes, sendo que o norte foi ocupado pela União Soviética e o sul pelos Estados Unidos. Negociações fracassaram e em 1948, ambas as partes formaram governos independentes.

Só dois anos depois, em 1950, a Coreia do Norte arquitetou uma invasão, o que desencadeou a Guerra da Coreia, até 1953, quando assinaram um cessar-fogo. Durante a guerra, cerca de 2 milhões e meio de pessoas foram vítimas e as tensões continuam até hoje.

Coreia do Norte nos dias de hoje

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte 3

KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa

A Coreia do Norte oficialmente se descreve como um Estado socialista autossuficiente e realiza eleições formalmente, mas é tudo falso. Pesquisadores caracterizam o governo como uma ditadura stalinista totalitária, principalmente porque os líderes promovem um culto intenso em torno de si.

Há só um partido, o Partido dos Trabalhadores da Coreia, liderado por um membro da família governante. Todos os oficiais políticos são obrigados a ser membros.

O governo controla os meios de produção, assim como a maioria dos serviços, como educação, saúde, habitação e produção de alimentos. O militarismo é intenso também, com quase 10 milhões de militares, divididos entre ativos, reserva e paramilitares.

Policiais monitoram a fronteria fortemente e proíbem a saída do país. Isso se dá porque as autoridades consideram sair um ato de traição à pátria. Sendo assim, como as pessoas conseguem fugir?

Coreia do Norte e Coreia do Sul

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte 4

Brater

Os militares da fronteira têm ordem para atirar em qualquer pessoa que tentar atravessá-la, então já saiba que não é fácil. Para evitar fugas, a Coreia do Norte tem uma política de culpa por associação, então se você conseguir fugir, eles podem prender membros da sua família ou amigos.

A forma mais óbvia de fugir é pela Coreia do Sul, já que faz fronteira e qualquer cidadão da península é reconhecido. Infelizmente, é um dos caminhos mais difíceis por causa da presença de militares em toda a fronteira. Uma cerca elétrica separa 250 quilômetros de fronteira, além de minas explosivas e mais de 2 mil soldados de cada lado.

Se você tentar pelo mar, o lado oeste é mais fácil, se considerar o mar calmo, mas o governo patrulha bastante a costa. Você provavelmente não tem acesso a um barco bom ou sabe navegar em alto mar, então uma volta maior não teria sucesso. Mesmo assim, poucos conseguiram, milagrosamente. Do outro lado, o mar é mais violento.

Rússia e China

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte 1

Legion Media

Ao norte, os policiais da Rússia ou da China capturam os fugitivos, já que possuem tratados com a Coreia do Norte. Então, você teria que se esconder até achar uma embaixada da Coreia do Sul.

Fugir pela China é um dos jeitos mais procurados, mesmo com o perigo de ser pego por um policial chinês. Outro problema é que fazem um policiamento mais pesado ao redor da embaixada da Coreia do Sul, que fica a 200 quilômetros da fronteira, justamente para pegar refugiados norte-coreanos.

Pode ser que você nem seja mandado de volta e sim vítima de tráfico humano, tanto que a maior parte das refugiados norte coreanas na China são mulheres.

Tailândia e Mongólia

Como as pessoas fogem da Coreia do Norte 2

CI Intercâmbios e Viagens

Os outros países que são amigáveis com a Coreia do Sul são a Mongólia e a Tailândia, mas ficam bem mais longe, então o caminho seria longo e difícil. Com bastante sorte, com pessoas que ajudam refugiados e com dinheiro para subornar e sobreviver, algumas pessoas conseguem fugir.

Contudo, a realidade é que há milhões de pessoas vivendo na ditadura da Coreia do Norte nesse exato momento e sem nenhuma chance de escapar!

As maiores obras de Jane Austen

Artigo anterior

Contato com alienígenas: como seria?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido