Ciência e Tecnologia

Como é feito e para que serve o exame de ultrassom?

0

A ultrassonografia é um exame que utiliza ondas sonoras para gerar imagens do corpo humano. É um método muito utilizado, por exemplo, para a realização do pré-natal durante a gravidez. O ultrassom é um procedimento seguro e de baixo custo, além de não ser invasivo. Mas, como exatamente o exame é realizado?

ultrassom

Pixabay

O ultrassom consiste na produção de ondas sonoras de alta frequência que não podem ser ouvidas pela audição humana. As imagens geradas por ultrassom são baseadas nos mesmos princípios que envolvem o sonar utilizado por morcegos, navios e pescadores. 

Ao medir essas ondas de eco, é possível determinar a distância do objeto, bem como o tamanho e a forma. Esse é um passo muito importante para que o médico determine o tamanho e o sexo do bebê, por exemplo. O ultrassom também pode auxiliar cirurgias de modo a determinar a localização do corpo estranho que se quer investigar, além de indicar se a estrutura é sólida ou líquida.

Como são feitas as imagens em um exame de ultrassom?

O ultrassom é um procedimento seguro e indolor em seu processo de geração de imagens do corpo humano. O exame gerado por ultrassom é chamado de ultrassonografia, assim como a radiografia, que é a imagem gerada por raios-x, e que utiliza radiação.

O exame de ultrassonografia utiliza uma pequena sonda, chamada de transdutor, e um gel condutor especial que é espalhado sobre a pele. O aparelho é pressionado levemente contra a área que está sendo examinada, e, normalmente, não há desconforto. Apenas em alguns pontos sensíveis do corpo é possível que o paciente sinta uma pressão um pouco maior do transdutor.

Nachmed

As ondas sonoras de alta frequência são emitidas do transdutor, passam pelo gel e, por fim, para o corpo, sendo refletidas. Assim, o transdutor capta as ondas sonoras que refletem dos órgãos. 

Por sua vez, estas ondas são transmitidas para um computador, que gera a imagem em tempo real e é capaz de mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo. Aliás, a ultrassonografia, utilizando uma técnica especial chamada de ultrassom com Doppler, também pode mostrar em tempo real o sangue em movimento através dos vasos sanguíneos.  

Ultrassom com Doppler

O ultrassom com Doppler é uma técnica especial que permite que um médico possa ver e avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias do corpo. Existem três tipos de ultrassom com Doppler: o colorido, o Power Doppler e o Doppler Espectral. 

O primeiro utiliza um computador para converter as medidas do Doppler em uma variedade de cores para exibir a velocidade, direção e sentido do fluxo sanguíneo através de um vaso sanguíneo. Já o Power Doppler, se tratando de uma técnica mais nova, fornece maiores detalhes do fluxo sanguíneo, especialmente quando o fluxo é pequeno ou mínimo. Entretanto, a técnica não ajuda o radiologista a determinar o sentido que o sangue corre.

Revista Saúde

O Doppler espectral, por sua vez, exibe as medidas do fluxo sanguíneo de forma gráfica, utilizando dados da distância percorrida. A técnica também pode converter as informações do fluxo sanguíneo em um som distinto que pode ser ouvido a cada batimento cardíaco. 

Para que é recomendada a ultrassonografia?

Os exames de ultrassom podem ajudar a diagnosticar uma variedade de condições, permitindo avaliar sintomas como dores, inchaços e infecções. O ultrassom pode visualizar os órgãos internos do corpo, sendo: coração e vasos sanguíneos, incluindo a aorta abdominal e seus principais ramos; fígado; vesícula biliar; baço; pâncreas; rins; bexiga; útero, ovários e, em pacientes grávidas, o feto; olhos; glândulas tireoide e paratireoide; bolsa escrotal (testículos).

ultrassom

IMMEF

No exame de ultrassonografia pré-natal, é possível avaliar o cérebro, tórax, abdome, quadris e a coluna vertebral dos bebês. Além disso, o ultrassom também pode ser utilizado para orientação em biópsias, nas quais são usadas agulhas para coletar a amostra de tecidos para testes de laboratório, como por exemplo, biópsia de mama, próstata e até tireoide.

Uma outra aplicação da ultrassonografia é no diagnóstico de uma variedade de condições cardíacas, incluindo problemas de válvulas e insuficiência cardíaca, ou na avaliação dos danos após um “ataque cardíaco”. Vale salientar que o ultrassom do coração é chamado de ecocardiograma.

Fonte: Star

Friends: as maiores curiosidades sobre a série

Previous article

Pessoas do mundo todo podem receber 2 mil euros para que se casem na Itália

Next article

Comments

Comments are closed.