CuriosidadesHistória

Como é o Céu, segundo a Bíblia?

0

Talvez a maior dúvida da humanidade seja: será que existe alguma vida após a Morte? O que estamos vivendo, é o fim? É só isso? Ou existe algo depois? Pois bem, para os Cristãos, essa pergunta é respondida com um grande SIM, só nos resta saber se a vida após a morte será de dor e sofrimento ou de gozo e regozijo eterno.

Todo cristão quer, basicamente, ir para o Céu. Seguir e andar nos caminhos retos de Deus, seguindo os ensinamentos divinos e aceitando Jesus como único Senhor e Salvador. Estes são alguns dos princípios básicos para podemos entrar no Céu. Mas, crenças à parte, fazendo ou não as coisas “retas”, todos queremos saber como é o Céu bíblico.

Pois bem. A própria Bíblia nos dá algumas ideias e “dicas” de como é o Paraíso.

A Bíblia fala sobre três tipos de “Céu”: o céu que é nossa atmosfera, onde estão as nuvens; o céu que é o espaço, onde as estrelas estão; e o céu espiritual, que é a habitação de Deus e dos anjos. Ao contrário do imaginário, Deus não mora nas nuvens, mas sim no Céu espiritual, o Paraíso (também chamado “terceiro céu”).

Vamos conhecer agora como é este Céu-Paraíso bíblico, segundo as próprias escrituras sagradas.

Aparência

 

O Céu é descrito como uma cidade cheia do brilho de pedras preciosas e jaspe claros como os cristais. O Céu tem 12 portas e 12 fundamentos. Além disso, o Jardim do Éden estaria totalmente restaurado no Céu: o rio da água da vida corre livremente e a árvore da vida está disponível novamente, dando fruto mensalmente com folhas que são para “a cura dos povos”. Isso é o que João relata em Apocalipse, depois de ter tido revelações sobre o Céu e o Apocalipse em si.

Outra fonte de informações sobre o Céu vem das cartas e epístolas do apóstolo Paulo. Como o próprio Paulo diz em Coríntios, ele conheceu um homem que “foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem – se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe – foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar” (2 Coríntios 12:1-4).

Porém, as muitas coisas vistas não puderam ser transcritas, simplesmente porque a realidade do céu vai muito além do que um homem pode descrever, já que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Ou seja, parece uma missão impossível tentar relatar algo que foge ao conhecimento humano. É como tentar imaginar uma nova cor. Você simplesmente não consegue!

O Céu também é um lugar de “não mais”. Lá, não vai ter mais lágrimas, nem dores e nem sofrimento. Não haverá mais separação, porque a morte vai ser conquistada. Também não iremos nunca nos cansar, nem fatigar, nem mesmo morrer. Será uma vida eterna.

E, principalmente, o aspecto mais impactante do Céu vai ser a presença de Deus, Jesus, Espírito Santo e todos os seres celestes (anjos, querubins, arcanjos, etc). Estaremos frente a frente com o próprio Deus. E se é impossível imaginar o local, pense em tentar imaginar como é o próprio Deus!

Há uma descrição mais detalhada sobre a arquitetura celeste no livro de Apocalipse: “as doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente” (Apocalipse 21:21).

Obviamente, não haverão Igrejas nem nenhum tipo de templo. “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo” (Apocalipse 21:22).

No Céu, também, não haverá dia nem noite, mas uma luz eterna e constante. “A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite” (Apocalipse 21:23-25)

Nossa entrada

Outra coisa que podemos afirmar é que seremos muito bem vindos, especialmente os mais pecadores. Os que se converterem, claro. Nesse caso, tomamos por base o livro de Lucas, que diz que “haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se” (Lucas 15:7).

E não entraremos todos ao mesmo tempo. No Céu, já existem muitas pessoas salvas, e até mesmo animais. Como podemos ler em Lucas, “Jesus lhe respondeu: ‘Eu garanto: hoje você estará comigo no paraíso’ (Lucas 23:43). Isso dá a entender que muitas pessoas já estão no Paraíso, desfrutando de gozo e regozijo.

Sobre os animais, podemos ler em Isaías que, no “Novo Céu e Nova Terra”, ambos se referindo ao Céu-Paraíso, “O lobo conviverá com o cordeiro e o leopardo repousará junto ao cabrito. O bezerro, o leão e o novilho gordo se alimentarão juntos pelo campo; e uma criança os guiará” (Isaías 65:25).

Além disso, nossa própria aparência vai mudar. “Ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21). Talvez nossa composição química, nosso DNA, será alterado. Nos transformaremos em Energia pura, quem sabe?!

E também não haverá mais casamentos nem desejo carnal, ainda que o Amor e a união conjugal possam ainda estar presentes no Céu. Afinal, casamento é uma “união abençoada por Deus”, e lá, toda união já será abençoada, e estará na presença do Criador. “Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus” (Marcos 12:25).

Infelizmente, ninguém sabe a hora certa em que Deus vai levar seus filhos para o Céu, nem como os que já estão lá foram levados. “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mateus 24:36). porém, como tudo lá é inimaginável, e que foge da compreensão humana, não precisamos ficar quebrando a cabeça com o tempo, pois o tempo nem mesmo vai existir.

Lembre-se: o Ultracurioso não é contra nenhum tipo de religião. Esta é apenas uma matéria sobre curiosidades. Não se sinta atacado ou ofendido de qualquer forma, pois não foi e nunca será nossa intenção.

E então, leitor(a), conseguiu ter um vislumbre de como vai ser o Céu? Já imaginava como seria? Qual é a sua opinião sobre isso? Deixa pra gente nos comments (:

Fotógrafo registra mudanças sutis na vida de sua esposa antes e depois dela se tornar mãe

Artigo anterior

5 filmes de video-game que vale a pena assistir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido