• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como fazer a bateria do seu iPhone durar além do normal?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      24/09/15 às 16h06

Desde que sua primeira geração foi lançada no ano de 2007, a linha de smartphones concebidos e comercializados pela empresa Apple Inc, o iPhone, tornou-se um verdadeiro fenômeno entre os amantes da boa tecnologia. O smartphone não é considerado nada acessível financeiramente falando, mas virou um símbolo unânime de qualidade e design.

Sua câmera quase profissional, seu sistema operacional que nunca trava, seu design moderno e sua suposta imunidade a vírus que prejudicam aparelhos celulares são alguns dos fatores que fazem com que o iPhone seja um bem de consumo dos sonhos. Entretanto, como tudo nessa vida, o iPhone também não é perfeito.

Antigamente (bem antigamente) quando a tecnologia de comunicação começava a apontar no horizonte, os primeiros telefones celulares (aqueles Nokias enormes!) tinham uma bateria cuja carga poderia durar até uma semana inteira! Mas com toda a evolução tecnológica, os telefones celulares começaram a receber várias outras funções além de fazer e receber ligações.

Atualmente, podemos dizer que os smartphones só não fazem café! E como todo benefício vem acompanhado de um malefício, hoje a carga da bateria de um smartphone raramente ultrapassa um dia. E no iPhone, esse problema é ainda pior.

Uma das maiores reclamações dos usuários do iPhone, cujo iOS é utilizado como sistema operacional, é a curtíssima vida útil da carga da bateria. Há casos em que a carga de um iPhone dura apenas algumas poucas horas, o que é totalmente frustrante, não acha? E foi pensando nisso que Scotty Loveless, um ex-funcionário da Apple, decidiu pesquisar e descobrir o que causava esse problema de drenagem da carga e acabou chegando a algumas conclusões bem legais.

Scotty publicou em uma matéria algumas dicas que fazem com que a carga de seu iPhone dure bem mais do que estamos acostumados. O Ultra Curioso traz pra você essas dicas e te ajuda a a entender como fazer a bateria do seu iPhone durar além do normal e a parar de passar raiva com seu aparelho iPhone definitivamente!

Verificando o problema da bateria

ip

A primeira coisa a ser feita é testar a bateria interna do seu aparelho para saber se ela realmente está com problemas - ou se o problema está atrás dele, um usuário que usa mil funções de seu iPhone sem parar! Em "Ajustes>Geral>Uso" vá na seção "tempo desde a última recarga completa" e observe os valores "Uso" e "Em espera".

Eles vão mostrar o tempo que seu aparelho foi usado e o tempo em que ele ficou em espera. O número do "Uso" deve ser menor  do que o tempo de espera. Para testar, anote o número do "Uso", bloqueie o iPhone, ative-o e veja novamente os números: se o tempo de uso subiu ao invés do tempo de espera, sua bateria tem sérios problemas, e as dicas aqui listadas vão te ajudar.

O "vilão" Facebook

saiba-como-ativar-no-iphone-o-servico-de-check-in-do-facebook-3-1378394105389_615x300

Desative os serviços de localização e atualizações de fundo do Facebook. Em "Ajustes>Privacidade>Serv. Localização" desative a opção Facebook. Faça o mesmo em "Ajustes>Geral>Atualização em 2º Plano".

Durante os testes feitos pelo ex-funcionário da Apple, foi constatado através de um app especial de monitoramento as atividades do iPhone (o "Instruments" do Xcode"), que o Facebook se mantinha no topo da lista mesmo sem ser usado, drenando muita energia da bateria.

Não feche os apps na tela de multitasking

ios7_multitasking_1

O iOS 7 tornou-se muito eficaz no fechamento de apps. O que você tem que fazer é pressionar duas vezes o botão de início e deslizar o app para cima para fechá-lo.

Segundo dizem, ao fechar os apps dessa forma a bateria é comprovadamente preservada, pois faz com que eles - os apps - não gastem a bateria rodando em pano de fundo sem ser usados. Isso é um mito.

Quando você fecha um app, ele é tirado da RAM do iPhone, mas quando você o abre novamente o aparelho terá que carregá-lo todo para a memória de novo. O iOS fecha aplicativos automaticamente assim que o sistema vê a necessidade de ter mais memória livre. Então, o que você faz é na verdade o que o sistema já faz por você.

Desative o recurso "Push" dos e-mails

email_push_iphone

O recurso "push" nos e-mails ajuda no sentido de sempre te avisar quando um novo e-mail chega, mas é totalmente prejudicial para a vida útil da carga da bateria. Por isso, o melhor é desativar esse recurso para melhorar o desempenho de sua bateria. Vá em "Ajustes>Menu E-mail>Push", daí é só desativá-lo.

Modo avião

image

Quando o iPhone está num local com pouca cobertura para a rede, ele aumenta a esforço das antenas para garantir a conexão suficiente para operar. Isso acaba destruindo a durabilidade da bateria, pois provoca muito esforço - em vão - do smartphone. Portanto, em tais situações o melhor é ativar o "modo avião". O recurso ajuda a preservar a bateria e evita um esforço inútil do seu aparelho.

E afinal: a bateria vicia ou não vicia?

Existe a história de que não se deve carregar a bateria do iPhone até que ela esteja totalmente descarregada, uma vez que isso pode acarretar em um "vício" dela.

Bem, isso era bem verdade para os celulares antigos cuja bateria era feita de cádmio - que possuía uma espécie de efeito memória. Quando eles eram carregados antes de "morrerem" por completo, a bateria entendia que deveria acumular carga a partir do ponto em que ele parou, o que realmente a deixava "viciada".

Entretanto, as baterias dos novos celulares - os mesmos que usamos hoje- são feitas de um outro material, o lítio, que não tem esse efeito. Ou seja, você pode carregar seu aparelho em qualquer hora, que a bateria não vai ficar viciada - não por isso.

Mas existem sim fatores que podem danificar a bateria a ponto de a mesma não conseguir manter a carga, tais como exposição a altas temperaturas e uso inapropriado dos apps. Uma outra dica para que não haja problemas, é assegurar-se de esgotar pelo menos um ciclo de carga por mês (carregue a bateria em 100% e em seguida utilize-a até que descarregue totalmente).

Seguindo todas as dicas, pode apostar que seu iPhone nunca mais vai te deixar na mão quando você precisar.

Fontes: Apple, iPod School

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+