Curiosidades

Como os cegos de nascença sonham?

0

É normal que as pessoas perguntem se os cegos sonham. Afinal, pode parecer uma atividade normal e cotidiana para nós, mas pessoas com deficiência visual não vivenciam as mesmas experiências.

Ao despertar, muitas vezes recordamos vívidamente as imagens, experiências, sensações e até mesmo as pessoas presentes nos sonhos.

No entanto, surge uma questão quando se trata dos cegos de nascença, que nunca tiveram contato com imagens visuais. Como, então, se moldam os seus sonhos?

Como surgem os sonhos?

Via Freepik

De acordo com Liliane Camargos, psicóloga e mestre em teoria psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os sonhos surgem durante o período REM do sono, quando a atividade cerebral se assemelha à vigília.

A psicóloga destaca a importância dos sonhos para a saúde física e mental, afirmando que desempenham um papel fundamental na aprendizagem, transformando a memória de curto prazo em memória de longo prazo.

Além disso, Liliane acrescenta que o sonho é um recurso pelo qual nosso aparelho psíquico expressa desejos inconscientes reprimidos, e assegura que eles sempre têm significado, por mais estranhos que possam parecer.

A psicóloga explica ainda que os sonhos são compostos, perceptivamente, por elementos capturados pelos órgãos dos sentidos durante o dia anterior ao período de sono.

Para aqueles que possuem memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos esses elementos podem ser reconfigurados nos sonhos.

Cegos sonham?

Por isso, de acordo com Liliane, as pessoas que nasceram com deficiência visual têm sonhos regulares todas as noites, baseando-se em suas experiências.

Ela diz que existe uma confusão normal entre sonho e percepção visual, levando à dúvida sobre se cegos sonham.

Isso ocorre porque o sentido visual, para aqueles que enxergam, é o mais utilizado e evidente, inclusive nos sonhos.

No entanto, nada impede que uma pessoa com visão também tenha sonhos sem imagens visuais.

No caso das pessoas que nasceram cegas, seus sonhos consistem em situações de vários tipos, vivenciadas e percebidas da maneira como elas “veem” o mundo quando estão acordadas, esclarece ela.

Como a especialista explica, seus sonhos são compostos por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas.

Mesmo sem a presença de imagens visuais, a sensação ao sonhar para alguém cego de nascença é a mesma que para uma pessoa que possui visão.

Via Freepik

Sonhos mudam ao longo da vida?

Enquanto isso, surge então outra dúvida. Será que uma pessoa que perdeu a visão sonha de maneira diferente de alguém que nasceu cega?

De acordo com Liliane, quando uma pessoa perde completamente a visão, ela pode sonhar com imagens visuais por um certo período.

No entanto, com o tempo, essas imagens visuais desaparecerão de sua memória, e ela passará a usar outros sentidos para sonhar.

Como a profissional explica, no caso de pessoas com baixa visão ou visão subnormal, elas sonharão da mesma forma que percebem o mundo quando estão acordadas, com imagens visuais incompletas.

E quem não sonha?

Mesmo esclarecendo que cegos sonham, outras pessoas podem se perguntam se existe uma anormalidade em não sonhar nada.

Nesse caso, as pessoas não são anormais. Isso porque a capacidade de sonhar varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por vários fatores, como a qualidade do sono, o estado de saúde mental e outros aspectos individuais.

Algumas pessoas simplesmente têm uma menor frequência de lembrança dos sonhos, o que não as torna anormais.

O sono é um processo complexo, e a ausência de memória de sonhos não é necessariamente indicativa de algum problema.

Cada pessoa é única, e o padrão de sonhos (ou a falta deles) faz parte da diversidade humana.

Por isso, independentemente dos sentidos, sonhar ou não sonhar não torna ninguém menos normal, e nosso cérebro replica nossas experiências conforme as vivemos.

 

Fonte: Terra

Imagens: Freepik, Freepik

Você sabe qual fruta que tem o pior cheiro do mundo?

Artigo anterior

Robô operado por inteligência artificial produz oxigênio com solo marciano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido