Ciência e Tecnologia

Como recuperar fotos apagadas por engano do celular?

0

Imagine a situação: você está vendo as fotos que tirou do celular durante as férias, então começa a eliminar aquelas que não ficaram muito boas, mas sem querer você acaba apagando a única foto em que saiu bem.

Neste caso não adianta entrar em pânico. O melhor é ficar calmo e se conformar, porque não há o que fazer, certo? Errado! Talvez você não saiba, mas existe um jeitinho de recuperar a foto perdida por engano.

Antes de mais nada, é preciso saber se as fotos foram apagadas do cartão de memória ou da memória interna do celular, pois em cada um desses casos você vai utilizar alternativas diferentes.

A boa notícia é que as chances de você conseguir a sua foto de volta nos dois casos é muito grande, basta seguir as dicas a seguir para ter de volta a imagem.

Foto apagada da memória interna

Se as fotos foram apagadas da memória interna do celular, as chances de recuperá-las são um pouco menores. Isso porque a maioria dos celulares usam os sistemas de arquivo EXT4 ou F2FS, que podem impedir a recuperação do arquivo.

No entanto, existem aplicativos que podem dar uma mãozinha com isso, como o Hexabomb Recovery, por exemplo. Ele tem a capacidade de recuperar arquivos de unidades EXT4.

Para utilizar o aplicativo, você precisa permitir que ele realize mudanças a nível de software do seu celular, ou seja, você precisa fazer root no seu aparelho.

Para fazer o root, basta escolher o Android, selecionar o tipo de aparelho e o modelo. Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, o Hexabomb tem um passo-a-passo.

Mas se você achou isso tudo muito complicado, também é possível utilizar programas de recuperação a partir do computador, como o Dr. Fone, que é capaz de recuperar imagens, conversas e outros documentos.

Foto apagada do cartão de memória

cartão

Quando se trata de um cartão SD, as chances de recuperar arquivos são sempre maiores. O primeiro passo é conectar o cartão de memória em um pc e utilizar programas de recuperação de dados, como o Recuva. Outras possibilidades são o  Wise Data Recovery o Jihosoft Photo Recovery.

Depois de instalar um desses programas, basta escolher a unidade afetada e o tipo de arquivo que estamos buscando, no caso fotos, e em seguida vão aparecer uma lista dos arquivos excluídos recentemente.

Escolha o arquivo que deseja recuperar e pronto. No entanto, é bom lembrar que nem sempre o arquivo pode ser recuperado, depende um pouco da sorte. No entanto, há boas chances de conseguir.

O Antes e Depois de 26 cidades famosas

Matéria anterior

Como driblar a máquina de ursinhos dos shoppings?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar