Curiosidades

Comprovado: orcas afundam embarcações por mera diversão

0

As orcas são mais conhecidas como “baleias assassinas”, termo que está errado pelo fato de elas não serem baleias. Por mais que o termo baleia assassina não seja correto, as orcas estão com um comportamento que pode justificá-lo. Curiosamente, elas não são uma ameaça direta à vida humana, mas os encontros das orcas com embarcações podem justificar esse título.

Isso porque esses animais tem colocado medo nos marinheiros por conta de um comportamento tido como perigoso, no caso, o de derrubar e afundar embarcações. De acordo com um relatório da Internation Whaling Commission, existe uma razão para as orcas estarem atacando embarcações. Surpreendentemente, o motivo é que elas são brincalhonas e não tem relação com marcação de território ou agressividade.

O relatório foi feito por um comitê formado por especialistas de renome mundial em áreas relacionadas a baleias, golfinhos e botos. O objetivo dele é dar um respaldo científico para as decisões com relação à conservação e gestão das orcas.

Ao todo, mais de 240 participantes contribuíram com o relatório. O documento aborda questões que vão desde a poluição plástica e mudanças climáticas até as recentes interações das orcas com as embarcações. Quando esses encontros acontecem, os animais empurram o leme, deixam algumas inavegáveis e até afundam outras.

Orcas e embarcações

Um dos casos mais recentes de orcas e embarcações foi em dezembro. Nele, depois de 45 minutos, os animais conseguiram afundar um iate na costa do Marrocos. Mesmo com o naufrágio, nenhuma pessoa ficou ferida e a tripulação chegou em terra firme com segurança.

Os animais que fizeram o ataque eram de uma subpopulação de orcas chamadas de ibéricas que tem cerca de 40 indivíduos, por isso que é tida como criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Esse caso de Marrocos não é isolado, já que casos parecidos foram vistos na França, em Portugal e na Espanha.

Agora, biólogos em parceria com funcionários governamentais e representantes da indústria marinha divulgaram o motivo pelo qual as orcas Orcinus começaram a atacar as embarcações.

De acordo com eles, o comportamento é resultado da combinação entre tempo livre, curiosidade e vontade de se divertir. Isso porque esses animais se alimentam de peixes grandes e, onde eles vivem, a população de atum teve um crescimento drástico. Com isso, as orcas ficam procurando alimento por menos tempo. Então, como o tempo livre, elas criaram um novo hobbie: afundar embarcações.

“Os membros do Comitê já estão empenhados em avaliar este comportamento único e desenvolver medidas de mitigação”, disse o anúncio da Internation Whaling Commission.

Hipóteses

Socientifica

Antes desse relatório, pesquisadores levantaram hipóteses sobre o motivo das orcas estarem atacando as embarcações. Eles levantaram duas possibilidades. A primeira é que um grupo de orcas tenha começado essa tendência de atacar barcos. E, da mesma forma que os golfinhos, as baleias assassinas também criam tendências entre a espécie.

Então, por alguma razão, orcas jovens podem ter decidido que seria legal ir de encontro aos barcos na região da Península Ibérica. E conforme outros membros do grupo foram vendo elas, eles também quiseram participar da atividade e começaram a atacar os barcos também.

A outra possibilidade é que as orcas tiveram experiências negativas com outros barcos. Por isso, os ataques a eles podem ser uma forma dos animais se protegerem de possíveis ataques.

Contudo, como o revelado pelo relatório da Internation Whaling Commission, as orcas estão atacando as embarcações por terem mais tempo livre e serem brincalhonas.

Fonte: Canaltech, Socientifica

Imagens: YouTube, Socientifica

Como Arnold Schwarzenegger se tornou bilionário

Artigo anterior

Ave moa: Cientistas reconstroem DNA de espécie extinta da Nova Zelândia

Próximo artigo