Conheça 4 segredos que especialistas não contam para você

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      02/01/15 às 20h32

Diariamente nós citamos especialistas pois pensamos que eles são os "donos da razão". Bom, esse hábito pode estar errado. Nós pensamos geralmente que, por serem especialistas em determinada área eles são definitivamente mais espertos do que nós, mas isso não é uma verdade absoluta.

Veja esses segredos que especialistas não contam para você:

Peritos Forenses são enganados pelo falso depoimento

40

Os resultados de um estudo publicado em 2011 descobriu que peritos forenses experientes, como especialistas de impressões digitais e examinadores de polígrafo são muitas vezes influenciados por falsas confissões ao realizar suas análises. 

Juízes são influenciados pela forma que o acusado é julgado

41

Na Suíça, um estudo de 645 juízes 2013 descobriu que a maneira um suspeito é interrogado influencia a decisão de um juiz a sentencia-lo culpado ou inocente. As provas também se mostraram mais eficientes do que testemunhas. Os juízes, em muitos processos podem convocar testemunhas para depor, mas a maioria simplesmente ler os registros de interrogatório de suspeitos de crimes, porque é mais rápido.

Ciência é guiada pela Política

42

A investigação científica também é atormentada por um ambiente político que indica um monte de boas idéias e opiniões divergentes. Em alguns casos, os pesquisadores que vão contra as tendências políticas da área são considerados ostracizados. É o equivalente científico de ser ignorado por todos na hora do recreio. Se você não seguir a "moda" que está em vigor, você não tem destaque.

Manipulação de estatísticas

43

Se os chamados especialistas em qualquer campo querem provar um ponto que apoia a sua agenda, tudo o que tem a fazer é citar uma estatística para apoiá-la. Pode fazer sentido, mas também não pode.

Em seu clássico livro "Como mentir com estatísticas", Darrell Huff descreveu o processo de desinformar outras pessoas com manipulação estatística como "statisticulation".

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+