5 fatos que você não sabia sobre a Yakuza

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      02/01/15 às 20h04

A Yakuza é um grande sindicato do crime organizado do Japão. É similar as tríades que existem em outras partes da Ásia ou da máfia no Ocidente. No entanto, as operações e os papéis sociais da Yakuza são muito diferentes de outras organizações criminosas. Na verdade, a Yakuza atua abertamente. Eles têm edifícios de escritórios e são assunto rotineiro na imprensa japonesa. Aqui estão alguns fatos falam um pouco mais sobre essa organização. Confira:

Suborno

30

Sokaiya é o nome de uma forma de suborno em larga escala praticada pela Yakuza. Essas ações são feitas geralmente contra grandes empresas. Em primeiro lugar, eles compram ações de uma empresa, apenas o suficiente para levá-los para uma assembléia de acionistas. Em seguida, eles expõem todas as irregularidades que encontrarem sobre a empresa para as pessoas mais influentes da companhia. Depois disso, eles exigem um pagamento para que não exponham a empresa. Tudo isso é feito minuciosamente que até parece um filme de espionagem.

Combate aos líderes da Yakuza

31

Yamaguchi-Gumi é o maior sindicato da Yakuza japonesa. Recentemente, ele foram alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos, em uma operação contra o crime organizado. Os cidadãos americanos podem mais fazer negócios com Kenichi Shinoda (que é considerado o sétimo maior chefe do crime organizado em todo o planeta).

O segundo em comando Kiyoshi Takayama também está na lista negra, e o governo dos EUA congelou todos os seus ativos americanos. O movimento segue leis no Japão destinadas a cortar os laços entre a Yakuza e negócios legítimos praticados entre os países.

Yakuza e Ajuda Humanitária

People unload aid from a small ship at the devastated port of the island of Oshima

Quando um tsunami atingiu o Japão em 2011, a Yakuza estava entre os primeiros grupos de ajuda nas áreas afetadas. A Yakuza usou scooters, barcos e  helicópteros para entregar suprimentos e retirar pessoas ilhadas e feridas. Mas tudo isso é bom demais para não se ter uma segunda intenção.

Poucos meses após o terremoto de 2011, organizações que pertencem a Yakuza disputam contratos de construção do governo. A dimensão da catástrofe e os trabalhos de reparação tornaram quase impossível para a polícia e o governo manter  a yakuza fora dos programas de reconstrução.

Yubitsume

33

Essa é  a punição de um membro do clã da Yakuza. Eles devem amputar parte do dedo mindinho. Quando um membro desagrada um chefe, ele recebe uma faca  e então deve cortar a junta superior do seu quarto dedo e apresentá-la ao chefe.

Tatuagens

34

Uma das imagens mais icônicas da Yakuza são as tatuagens de corpo inteiro. Eles usam um método tradicional de inserir manualmente tinta sob a pele, conhecida como irezumi. As tatuagens são vistas como um sinal de bravura de uma pessoa devido à dor que o método inflige. Os desenhos mais populares incluem dragões, montanhas e mulheres.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+