Conheça 5 filmes famosos suspeitos de plágio

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      27/01/15 às 01h23

Muitos filmes populares da atualidade parecem bastante originais. No entanto, se escavarmos um pouco vamos descobrir que eles possuem antecessores que coincidentemente tem um enredo bastante semelhante.

Em alguns casos a coincidência tem sido considerada plágio e alguns cineastas dos primeiros filmes têm buscado na justiça obter o crédito pelas obras.

1. A Ilha

A ilha

Um filme de Michael Bay, A Ilha conta a história de uma comunidade de clones isolados, da qual um homem escapa e encontra a pessoa de quem ele foi clonado. A companhia DreamWorks pagou 1,5 milhão de dólares pelo roteiro do filme. O curioso é que o filme é estranhamente semelhante a: Parts: The Clonus Horror, um filme de 1979  que também conta a história de uma comunidade de clones isolados, da qual um homem escapa e encontra a pessoa de quem ele é clonado.

Essa é apenas uma parte do 90 similaridades identificadas entre os dois filmes. A DreamWorks pareceu admitir que A Ilha tinha elementos copiados e deram os criadores do Clonus uma quantia de sete dígitos .Caspian Tredwell-Owen, que escreveu o roteiro de A Ilha, não trabalhou novamente por sete anos. Isso pode torná-lo a única pessoa na história de Hollywood a ser punida pela falta de originalidade.

2. Star Wars

star

A série de ficção científica da Universal Studios Battlestar Galactica era suspeitosamente similar ao de Star Wars em termos de design de produção, em especial os modelos de nave espacial. Isso não foi muito surpreendente, porque um mesmo homem, chamado John Dykstra, foi quem supervisionou os efeitos especiais para ambas as produções.

A Fox processou a Universal em junho de 1978. A Universal rebateu alegando que Star Wars tinha plagiado o filme daUniversal "Silent Running", sobre um extremista ambiental no espaço que mata seus colegas de tripulação. O foco estava nos robôs assistentes dos extremistas, o qual  tinha uma semelhança supostamente proposital em relação ao famoso robô R2-D2. O designer Ralph McQuarrie declarou que tinha baseado o R2-D2 no robô de Silent Running. No final, nenhum dos lados foi considerado culpado de plágio.

3. A bruxa de Blair

bruxas

Por cerca de 10 anos, este filme de 1999 que contava a história de um estudantes filmando um documentário na floresta, e morrendo horrivelmente, foi o filme mais lucrativo das salas de cinema. O filme é semelhante a "The Last Broadcast". O Last Broadcast foi um filme  lançado um ano antes de A Bruxa de Blair. Nele, os criadores de um show vão acampar e desaparecem, deixando apenas a gravação da floresta para indicar a causa de suas mortes. A produção ficou bastante conhecida no circuito de horror independente, apesar de um orçamento de apenas 900 dólares. Os criadores de A Bruxa de Blair admitiram que viram o filme e que ele os influenciou.

4. Jogos Vorazes

ganes

A história fala de um lucrativo negócio em que adolescentes matam uns aos outros sob condições controladas para que o público possa assistir. Jogos Vorazes é bastante semelhantes a "Slashers". Slashers é um filme de 2001 sobre um game show em que competidores tem que matar assassinos em série ou se matarem entre si. Muitos pontos de história e elementos se repetem em Jogos Vorazes , como um anfitrião ironicamente agradável e chamativo.

5. Paranoia

paranoia

Paranoia é um  filme de 2007, que fala sobre um adolescente que testemunha o seu vizinho cometer um assassinato. Ele toma para si a responsabilidade de colocar o suspeito sob vigilância intensa. Felizmente, ele tem bastante tempo livre para isso, porque ele está sob prisão domiciliar. O filme se parece com outro filme chamado "Janela Indiscreta". O filme de 1954 é considerado um clássico de Alfred Hitchcock e  apresenta o mesmo esquema de um assassinato suspeito e uma testemunha que está presa em casa.

Em 2008, foi ajuizada uma a ação contra os estúdios DreamWorks pela Sheldon Abend Revocable Trust, que detinha os direitos do conto em que Janela Indiscreta foi baseado. Em 1990, Sheldon Abend tinha ganhado um caso histórico de direitos de autor sobre este conto, mas seus herdeiros tiveram menos sorte. Em 2010, o caso foi negado pela juíza Laura Taylor Swan. A juíza alegou que as duas histórias eram semelhantes apenas em formas gerais.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+