Ciência e TecnologiaCuriosidadesHistóriaMundo afora

Conheça 8 dos maiores erros de cálculo da humanidade

0

Quem não gosta ou não é bom em matemática não deve trabalhar com exatas, certo? Bom, para algumas pessoas mundo a fora essa relação não pareceu assim, tão óbvia. Isso porque muitos engenheiros e cientistas por aí já cometeram deslizes milionários, que acabaram resultando em desastres e prejuízos incalculáveis.

O pior de tudo são os casos em que as falhas não podem ser corrigidas, como você vai ver abaixo. Então, vamos lá… confira essa matéria e a compartilhe, para que mais gente veja o que acontece quando alguém que não entende os “paranauês” entra para o mundo dos cálculos!

1. O prédio que derrete carros

1

Esse prédio em Londres representa uma enorme dor de cabeça para seus engenheiros. Isso porque, devido ao formato côncavo e aos vidros espelhados, ele funciona como um enorme refletor, que arrebate a luz do sol e atinge os carros que ficam estacionados nas proximidades.

O calor emitido pelos vidros é tão forte que inúmeros veículos de pessoas que trabalham na região estão danificados, praticamente derretendo (como você pode ver na foto). A luminosidade excessiva emitida pelo prédio também é outro problema, porque atrapalha a visão dos pedestres e, especialmente, dos motoristas que passam pelo lugar.

2

2. A sonda espacial que sumiu

3

Conhecida como Mars Climate Orbiter, a sonda foi criada para monitorar o clima na superfície de Marte. Acontece, no entanto, que em 1999 ela simplesmente desapareceu.

Ninguém sabe dizer com certeza o que ocorreu, mas especialistas acreditam que tudo isso tenha sido resultado de um erro de cálculo, uma vez que a equipe da NASA usou sistema de unidades de medidas diferente das unidades usadas pelas empresas contratadas, que auxiliavam no monitoramento da sonda.

Há quem diga que o instrumento tenha desintegrado assim que entrou no planeta vermelho. A perda da sonda está estimada em 125 milhões.

3. Outro edifício “lupa”

4

Um hotel super luxuoso de Las Vegas, nos Estados Unidos, conta com o mesmo problema que o prédio em Londres, que você viu no começo da lista. Com seus vidros curvos e espelhados, o chamado Hotel Vdara reflete o calor e a luz do sol de forma aumentada, assim como uma lupa faria se apontada diretamente para o sol (podendo causar até queimaduras). Mas o problema do Vdara consegue ser ainda maior que no prédio de Londres: os raios refletem diretamente para a área das piscinas, queimando os cabelos de hospedes e derretendo plástico.

5

4. O avião que ficou sem combustível no ar

6

Apesar de não ter sido algo premeditado, essa falha dos funcionários da Air Canada tinha tudo para se tornar uma tragédia gigantesca. Isso porque a tripulação errou o cálculo da quantidade de combustível que o avião estava recebendo no abastecimento.

O caso foi em 1983, quando o Canadá havia acabado de mudar o sistema métrico decimal e o indicador de combustível a bordo do avião não estava funcionando. A falha humana fez com que a aeronave, que deveria ser reabastecida com 22300 quilos de combustível, recebesse apenas 22300 libras, menos de metade que o necessário.

Apesar do problema só ter sido identificado no ar, o piloto conseguiu contornar a situação e aterrissar com segurança na pista de Gimli. Não houve morte e somente 10 pessoas ficaram levemente feridas.

5. O conjunto habitacional que tombou

8

No ano de 2009 esse trio de prédios chamados Lotus Riverside caiu em Shanghai, na China, como se fosse feito brinquedos LEGO. Conforme as autoridades chinesas, a estrutura da obra foi comprometida devido a um erro no projeto da garagem.

Isso porque a escavação foi muito mais profunda que o aceitável, o que resultou no encharcamento do solo e comprometeu a estrutura da obra. No Brasil, como você deve se lembrar, aconteceram casos assim nos últimos anos, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

6. A Ponte do Milênio de Londres

9

Para marcar o início do novo milênio, na virada dos anos 2000, a cidade de Londres, na Inglaterra, foi presenteada com a construção de uma ponte para pedestres, que une o museu Tate Modern, na margem sul do rio Tâmisa; com a margem norte, nas proximidadas da Catedral de Saint Paul. Apesar dos grandes nomes envolvidos no projeto, não demorou muito para que problemas na estrutura de 350 metros de comprimento começassem a aparecer.

Uma das grandes de design que ponte apresentou foi o efeito da “pisada sincronizada”, ou seja, a medida que a ponte balançava, as pessoas ajustam seu passo conforme o ritmo da ponte, aumentando ainda mais sua oscilação. Neste caso, os designers levaram em conta os passos sincronizados de cima para baixo, mas não o efeito para os lados. No ano seguinte, começaram a ser instalados amortecedores para reduzir seu balanço, e ela foi reaberta ao publico em 2002.

7. A dieta do explorador Scott

10

O explorador Robert Falcon cometeu um erro fatal ao calcular a quantidade de comida que seus homens precisariam durante a expedição ao Pólo Sul, realizada entre 1910 e 1912. Os caras recebiam uma ração de 4,5 mil calorias por dia, o que era considerado muito pouco, levando em consideração que eles precisavam arrastar trenós sob o efeito da grande altitude.

Segundo especialistas, os expedicionários de Scott estavam recebendo 3 mil calorias a menos do que seus corpos necessitavam e perderam 25 quilos antes de alcançar o destino e começar o retorno. Como o pessoal sumiu, a história oficial é que todos morreram de fome na viagem.

8. O sino Big Ben

11

O sino do Big Ben, que fica no Parlamento de Londres, se rompeu em 1857 e foi derretido para ser moldado novamente. Mas o novo sino, que demorou três dias para conseguirem colocar no lugar, também se rompeu rapidamente. Depois desse episódio, claro, começaram as disputas sobre quem era o culpado.

Uma teoria diz que seu pêndulo era pesado demais para a liga de metal usada em sua composição, levando em conta que o sino tinha quase 330 quilos, situação que já havia sido alertada pelos responsáveis por sua fundição. Apesar do todo o debate, o segundo sino não foi substituído e permanece quebrado, mas seu pêndulo foi trocado por um mais leve.

Faça um microscópio usando o seu smartphone

Artigo anterior

10 alimentos que estão desaparecendo do planeta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido