História

Conheça a história de Jesse Owens, o negro que desafiou Hitler

0

Em 1936, foram realizadas as Olimpíadas de Berlim em pleno poder de Hitler. Mesmo sendo contra o evento esportivo na Alemanha, Hitler acabou convencido a realizar o evento para fazer propaganda do nazismo e afirmar a supremacia da raça ariana.

O governo de Hitler nos dias de hoje é visto como um mau do século, depois dos mais de 50 milhões de mortos, os horrores que aconteciam nos campos de concentração, a perseguição aos judeus e a segunda guerra mundial, o nome de Hitler é sinônimo de crueldade. Mas na época das olimpíadas a coisa não era bem assim, antes da guerra o líder alemão era visto como um homem bom, admirado pelos alemães, mesmo já perseguindo os judeus, Hitler era popular e tinha boa reputação.

1

Que Hitler era racista todos vocês já sabem. Mas vocês conhecem o negro que “humilhou” Hitler? O nome dele é Jesse Cleveland Owens, americano, nascido no dia 12 de setembro de 1913 em Oakville, Alabama. O atleta negro, que faleceu em 1980, faturou 4 medalhas nas olimpíadas de Berlim, impondo a ideia de que a supremacia ariana não passava de uma farsa.

080113-global-history-jesse-owens-olympics-nazi-salute

Jesse Owens ficou conhecido no mundo inteiro pelo seu feito, ganhou as medalhas de ouro no 100m, 200m, revezamento 4×100 e salto a distância. E mesmo com a Alemanha ficando no topo com 33 medalhas de ouro contra 24 dos Estados Unidos, o acontecido entrou para a história.

qdr1xx

Mas Jesse Owens relatou em sua bibliografia, que o racismo sofrido não foi apenas na Alemanha, ele relata que quando chegou ao Estados Unidos o presidente Franklin Delano Roosevel não lhe enviou nem um telegrama para parabenizar suas conquistas. Ele ainda relata que em um evento na Casa Branca ele foi obrigado a entrar pela porta de trás, enquanto seus outros companheiros brancos entravam pela porta da frente.

1-16 Aug 1936: Jesse Owens of the USA starts the 200 metres event at the 1936 Olympic Games in Berlin. Owens won the gold medal in this event with a time of 20.7 seconds. Mandatory Credit: IOC Olympic Museum /Allsport

Ainda existe um mito que Adolf Hitler não quis cumprimentar Jesse Owens por ele ser negro, outras histórias falam que depois do primeiro dia de competições, Hitler foi orientado a cumprimentar todos os medalhistas ou nenhum, e como não poderia estar presente em todas as competições, ele optou por não cumprimentar ninguém. E ainda existe a versão de que alguns jornalistas viram Hitler apertando a mão de Owens por trás tribuna de honra, mas não quiseram publicar a foto para não fazer uma boa imagem a Hitler.

Mesmo com o acontecido, Hitler gostou muito das olimpíadas, chegou até a criar um projeto de um estádio com capacidade de suportar 400 mil pessoas, pois ele viu que era um evento grande e que ele poderia com facilidade usar as olimpíadas para difundir a ideia do Nazismo e da superioridade Alemã. Bom, amigo leitor, aqui você conheceu um pouco da história de Jesse Owens, espero que tenham gostado do conteúdo e que continuem acompanhando nosso trabalho.

11 costumes da idade média que vão te deixar com muito nojo

Matéria anterior

6 curiosidades sobre o cogumelo que pode levar as mulheres ao orgasmo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos