Ciência e TecnologiaCuriosidades

Conheça a ilusão de ótica que vai te enganar mesmo você sabendo que é ilusão

0

Ilusões de ótica dão um verdadeiro nó no nosso cérebro. Essas “ilusões”  enganam o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um outro modo.

As ilusões de ótica podem surgir naturalmente ou serem criadas só para nos confundir. Imagens que causam ilusão de ótica são largamente utilizados nas artes, por exemplo nas obras gráficas de M. C. Escher.

Nós já falamos de 25 ilusões de ótica tão incríveis que seria difícil de desvenda-las além da mais recente polêmica do vestido preto com azul. O que você não sabe é que existe um concurso que premia a melhor ilusão de ótica do ano.

8

A Neural Correlate Society premia todos os anos os melhores inventores de ilusões de ótica. Os grandes vencedores de 2014 foram Christopher D. Blair, Gideon P. Caplovitz, and Ryan E.B. Mruczek da Universidade de Reno Nevada nos EUA. Eles realizaram o truque utilizando a ilusão de Ebbinghaus.

A ilusão de Ebbighaus é uma ilusão ótica de percepção relativa de tamanho. Os círculos externos que rodeiam o círculo central é que forçam a impressão de um ser maior que o outro mas na verdade eles tem o mesmo tamanho. O que os vencedores fizeram foi colocar essa ilusão em movimento, o que gerava uma ilusão maior do que a imagem estática.

A nossa percepção do mundo é em grande parte auto-produzida. Os estímulos visuais não são estáveis: por exemplo, os comprimentos de onda da luz refletida pelas superfícies mudam com as alterações na iluminação. 

 

 

Homem tinha “apenas” 4 esposas, 7 noivas e 5 namoradas ao mesmo tempo

Matéria anterior

Esse timelapse mostra o céu de um jeito que você talvez nunca tenha visto antes

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.