Curiosidades

Conheça a Síndrome do Papai Noel doente e o que tem a ver com o natal

0

Muitas coisas são lembradas quando se pensa em natal, como as luzes, presentes, árvore, entre outras coisas. Contudo, uma coisa que tem relação com a data, mas nem todos conhecem foi publicada em dezembro de 1986. Nessa data, Mark Dembert, um epidemiologista do Centro de Saúde Ambiental da Marinha dos EUA, publicou um artigo na revista Journal of the American Medical Association falando sobre a  Síndrome do Papai Noel doente.

Nos anos 1980, Dembert não estudava somente a propagação de doenças, como também se vestia de Papai Noel para fazer a alegria de crianças em hospitais. Por conta dessa experiência, ele teve uma perspectiva fora do comum de como os vírus podem se espalhar durante o natal.

No estudo, ele pontuou que mesmo com a falta de pesquisas epidemiológicas formais a respeito das consequências da atuação como Papai Noel, a experiência que ele teve na prática o deu um entendimento a respeito dos riscos para a saúde relacionados com esse papel.

Síndrome do Papai Noel doente

Aventuras na história

De acordo com ele, a Síndrome do Papai Noel doente se manifesta por sintomas como febre baixa, dores musculares, dor de cabeça, congestão nasal e aumento dos gânglios linfáticos.

“Não deveria ser nenhuma surpresa, sugere o Dr. Mark Dembert, escrevendo no Journal of the American Medical Assn., encontrar Papais Noéis com febre baixa, dor de cabeça, congestão nasal, uma sensação geral de mal-estar, dor ao engolir, tosse, glândulas inchadas, apetite baixo e sede aumentada. Tudo isso meio que combina com o território do Papai Noel”, publicou o Los Angeles Times em 1986.

Ainda conforme as observações feitas por Dembert, a síndrome pode afetar qualquer pessoa independente do gênero ou idade, e tem uma incidência maior entre dezembro e janeiro.

O epidemiologista também pontuou fatores de risco para a Síndrome do Papai Noel doente, como abraços, interações face a face e as aproximações com as crianças nos eventos natalinos.

Para se prevenir da síndrome, o especialista disse que ela é limitada. É recomendado a vacinação contra a gripe para os que fazem o papel no período festivo. Além de tomar vitaminas para fortalecer o sistema imunológico.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Aventuras na história

Governo tem planos de lançar Cadastro Nacional de Animais Domésticos

Artigo anterior

Um em cada sete adolescentes tem problemas de saúde mental, conforme OMS

Próximo artigo