CuriosidadesHistória

Conheça a história de Chepa, o líder de cartel mexicano que foi preso no Brasil

0

José González Valencia, mas conhecido como Chepa é considerado um dos três líderes do cartel mexicano de drogas Jalisco Nova Geração (CJNG), que é considerado o mais violento do país. E recentemente foi detido pela Polícia Federal em uma área residência em Fortaleza, no Ceará.

Segundo a agência americana de combate as drogas (DEA), o CJNG é o cartel com um dos crescimentos mais rápido do México e mantém acordos comerciais com organizações na Ásia e na Europa. Chepa, agora preso espera a extradição para os Estados Unidos, é apontado como um responsável por trás desses acordos.

Com ele foi encontrado uma identidade falsa, com o nome de Jaffet Arias Becerra. Autoridades acreditam que ele estivesse de férias com a família. A prisão só foi efetuada depois de um pedido de extradição do governo dos Estados Unidos, que o acusa de tráfico de drogas.

Chepa também era, desde 2015, chefe de segurança de Nemesio Oseguera Cervantes, “El Mencho”, principal chefe do cartel. De acordo com a procuradoria, Chepa organizou alguns ataques contra corporações policiais em Jalisco, no oeste do México. E também liderou operações para conquistar o território deixado pelo cartel dos Cavaleiros Templários, em Michoacán.

Família

Chepa

Chepa veio de uma família que tem uma grande tradição no tráfico de drogas no México. Sua família enviava cocaína e maconha para os Estados Unidos, e foram os primeiros a traficar drogas sintéticas. Todo o cartel foi dissipado durante o governo do ex-presidente Vicente Fox, mas os filhos e irmãos do fundador ainda permanecem em atividade. Um deles foi Abigail González Valencia, que se juntou ao cunhado, ‘El Mencho’, para criar um novo grupo, que colaboraria com o cartel de Sinaloa até 2010.

Atualmente, o CJNG é o segundo maior cartel de tráfico de drogas no México, atrás apenas da Sinoloa. Acredita-se que a organização recrutou engenheiros químicos e especialistas em finanças nas universidades. E também alguns americanos, que se misturaram com homens altamente violentos. A organização transporta de forma rápida as drogas, o que reduz as chances de autoridades fazerem qualquer tipo de operação para intervir nos planos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

7 projetos incrivelmente surreais que serão construídos em Dubai

Artigo anterior

Essas são as previsões pro seu signo em 2018 

Próximo artigo