• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a história do Django da vida real

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      02/01/19 às 15h22

Provavelmente, você sabe quem é Django, o herói de Tarantino que aparece no filme "Django Livre". No filme, o protagonista é um ex-escravo que se une a um caçador de recompensas para ir atrás dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos. Além disso, Django está também em busca de sua esposa, que está nas mãos de um fazendeiro obrigando seus escravos a participarem forçadamente de competições mortais.

E este é mais um dos casos em que a vida parece imitar a arte. Ou seria o contrário? Bass Reeves foi o Django da vida real. Além de ter sido um dos primeiros delegados negros dos EUA, o homem tinha uma reputação intocável. Tinha uma excelente mira e prendeu inúmeros criminosos.

Bass, ex-escravo

Bass Reeves nasceu escravo no condado de Crawford, no estado de Arkansas. O sobrenome era na verdade de seu dono, o fazendeiro William Reeves. O primeiro nome veio do avô que se chamava Basse Washington. Bass tinha boas maneiras e fazia um bom trabalho, tanto que quando cresceu se tornou guarda-costas pessoal de seu dono, ele também era um amigo pessoal do mesmo.

Quando a Guerra Civil explodiu, o dono do escravo partiu para a batalha e o levou junto. Foi durante esses anos que a vida de Bass teve a primeira reviravolta e ele fugiu. O motivo não é claro, alguns acreditam que pode ter sido uma discussão com o dono ou que ele simplesmente ouviu muitas histórias sobre a libertação de escravos e decidiu fugir.

Bass fugiu para um território indígena, onde aprendeu sobre sua cultura e também sobre seu idioma. Além disso, aperfeiçoou suas técnicas com armas de fogo. Bass permaneceu nesse território até a Proclamação da Emancipação, agora que não era considerado um fugitivo, poderia recomeçar sua vida.

O primeiro delegado negro

Bass então comprou algumas terras e começou a trabalhar como agricultor e fazendeiro. Lá ele se casou, teve filhos e tinha uma vida feliz. Tinha uma excelente reputação. Era conhecido por sua inteligência e por seu grande conhecimento da língua das tribos indígenas. Aliás, esse conhecimento foi crucial para que ele fosse escolhido como delegado.

Seu conhecimento da língua indígena o possibilitou se comunicar e negociar com os indígenas. Isso porque muitos bandidos estavam se infiltrando no território indígena, a fim de fugir da lei. No entanto, os criminosos não sabiam que teriam de lidar com Bass.

Foi com seu conhecimento e excelente mira que ele capturou mais de 3 mil criminosos. Em conflitos, matou 14 pessoas e em nenhuma dessas ocasiões foi baleado. Os bandidos temiam tanto Bass Reeves que, quando sabiam que o delegado estava atrás deles, muitos se entregavam.

O Django da vida real atuou brilhantemente durante boa parte de sua vida. Sempre buscando cumprir a lei. O homem morreu por causas naturais aos 72 anos de idade.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+