• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a história do escravo que conseguiu liberdade se enviando pelos correios

POR Natália Pereira    EM História      17/04/18 às 13h16

O que as pessoas são capazes de fazer pelo amor e por sua liberdade? O caso fascinante deste escravo acabou, de alguma forma, reunindo estes dois pontos críticos e fazendo com que ele não tivesse outra opção a não ser lutar contra a situação em que se encontrava. E, a forma peculiar que ele encontrou para fazer isso chamou a atenção das pessoas e recebe repercussão até os dias de hoje. E por uma razão obvia, a mesma curiosidade que te fez clicar nessa matéria rondou diversas pessoas antes de você.

Esse foi, provavelmente, um dos melhores planos de fuga já feito na história da humanidade. E, tudo isso, em nome do amor e liberdade que, em alguns momentos, chegou a ser negado para todo um grupo de pessoas. O caso aconteceu no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1848. E foi arquitetado pelo escravo Henry Brown. Depois que este teve a sua companheira, Nancy, levada para longe, juntamente com três filhos.

A história de Henry Brown

Henry Brown teria sido enviado para Virgínia como escravo em 1830 e se apaixonado por outra escrava chamada Nancy. A história de amor deles cresceu e eles acabaram se unindo e tendo 3 filhos juntos. Algo que, em 1848, seria dissolvido. Um grupo de aproximadamente 350 escravos foi vendido para a Carolina do Norte e, dentre eles, estavam Nancy e seus 3 filhos, deixando Henry para trás. Ele fez de tudo para que eles não fossem levados embora mas as suas tentativas falharam e fizeram com que ele realizasse algo ainda mais drástico.

Depois de ter sua família separada a força dele, Henry Brown e Samuel Smith - membro de um grupo de abolicionistas da Filadélfia, acabaram bolando o plano de enviá-lo via correio para o local em uma caixa prescrita como produtos têxteis. O transporte não seria fácil mas, ainda sim, Henry não desistiu desta oportunidade. Ele passou 27 horas dentro da caixa apertada até chegar ao seu destino na Sociedade Anti-Escravidão.

O problema

Apesar de Henry Brown ter obtido sucesso em sua fuga, a popularização da conquista fez com que outras tentativas feitas por Samuel Smith falhassem. Samuel voltou a tentar libertar escravos da Virgínia utilizando o método mas eles foram pegos e todos os outros acabaram não conseguindo se libertar. E, devido as várias tentativas decorrentes do sucesso de Henry Brown, em 1850, uma lei foi criada para punir mais severamente os escravos fugitivos. E, apesar de não ser tão conhecida no Brasil, essa história foi muito importante e o nome de Henry serviu como um símbolo na luta pela liberdade.

Essa história drástica de alguém que teve que lutar pela sua liberdade e ainda perdeu a sua família merece ser lembrada. A tentativa ousada feita por Henry Brown e Samuel Smith acabou tendo sucesso e o homem finalmente pode se livrar de sua escravidão. O que acharam dessa história? Sabiam que um homem já havia fugido utilizando os correios?

Próxima Matéria
Via   Owlcation     History  
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+