Mundo Animal

Conheça a história dos animais que foram enviados ao espaço

0

Se você acredita que somente humanos foram capazes de dar uma olhada no nosso planeta pelo lado de fora, está bastante enganado. Antes de existir uma tecnologia adequada e pela falta de coragem de enviar seres humanos para fora do planeta, os animais foram os primeiros a se aventurar.

O primeiro ser vivo que conheceu o espaço foi a mosca-das-frutas, enviada juntamente com sementes em julho de 1946 com o objetivo de investigar os efeitos da exposição à radiação em altitudes elevadas. A mosca voltou viva em uma cápsula presa a um paraquedas. Bom, levando isso em consideração trouxemos a história dos animais que foram enviados ao espaço. Confira:

1 – Laika, a cadela

Cientistas querendo estudar se um animal poderia permanecer na órbita da Terra, enviaram Laika, uma cadela soviética. Infelizmente o animal não sobreviveu ao passeio e morreu depois de 7 horas de viagem devido a um superaquecimento da cabine.

Laika foi pega por cientistas soviéticos que pensavam que cães resistiriam melhor as condições extremas e as temperaturas do espaço. Ela foi treinada para viajar no espaço, sendo acostumada a ficar em gaiolas pequenas e aprendendo a comer um gel nutritivo o que basicamente seria seu alimento.

2 – Miss Baker e Able

Em 28 de maio de 1959, dois pequenos macacos contribuíram para o ‘grande passo’ da humanidade. Felizmente voltaram a salva da viagem espacial. A viagem cobriu 2413km, durou 15 minutos e levou a dupla de símios do Cabo Canaveral (nos Estados Unidos) ao Oceano Atlântico, num pouso próximo a Porto Rico.

Na imagem acima vemos Miss Baker, que não apenas sobreviveu ao voo mas que se transformou em uma celebridade pelo resto de sua vida. O outro macaco, Able, não teve tanta sorte. Ele veio morrer logo após ter retornada Terra, quando médicos faziam uma operação para a retirada dos eletrodos que os monitoravam.

3 – Ham

Animais

Em 1961, a NASA lançou o chimpanzé Ham para o espaço. O primata foi treinado para acreditar que estava no controle da nave espacial. Para a alegria da equipe, Ham voltou a salvo demostrando assim que os humanos também poderiam ir para o espaço. Depois da viagem Ham teve uma vida sossegada. O animalzinho viveu por mais 17 anos no Zoológico Nacional de Washington, Estados Unidos.

E aí, o que acharam da matéria? Conheciam essas animais? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Acredite, esses 7 fatos são verdadeiros

Matéria anterior

A história desse senhor de 81 anos vai te ajudar a resgatar suas esperanças em realizar todos seus sonhos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos