• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a incrível árvore que produz 40 frutos diferentes

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      31/01/19 às 13h53

Já imaginou ter um próprio jardim com uma enorme variedade de plantas e frutos diferentes? Então imagine um pomar inteiro em uma única árvore? Isso mesmo, uma única árvore capaz de oferecer diversos frutos. Essa é a "Árvore da vida", como foi chamada pelo artista e professor de arte holandês Sam Van Aken, que teve a ideia de criar a árvore que pode produzir mais de 40 tipos de frutas.

Na maior parte do ano, ela aparenta ser uma árvore bastante comum, enquanto na primavera ela floresce, exibindo vívidos tons de rosa, branco e vermelho em suas flores. E no outono, período entre julho e outubro, é possível desfrutar da sua incrível variedade de frutos. Entre os 40 tipos de frutas de caroço, é possível encontrar amêndoas, pêssegos, ameixas, cerejas, damascos, nectarinas, entre muitas outras.

A árvore da vida

Para dar vida ao projeto, Sam escolheu o tipo de árvore de fruto com caroço, justamente por sua imensa variedade de frutos e principalmente por ser compatível com outras plantas.

Ele passou cinco anos trabalhando para desenvolver a árvore diferente de todas as outras. E usou uma técnica bem antiga chamada enxertia, que é o processo de inserir um broto de uma planta em um corte no galho de outra. Essa junção de diferentes plantas é selada com uma fita, até que o enxerto comece a se unir e se torna um galho da planta base. Naturalmente, o novo galho cresce e começa a produzir seus próprios frutos, resultando nessa incrível experiência.

"Ao enxertar essas diferentes variedades na árvore em uma certa ordem, posso essencialmente esculpir como a árvore florescerá", explica Sam.

Projeto de expansão

Ele teve essa ideia por já ter um interesse antigo na técnica de enxertia. "Quando o via fazer enquanto criança, era uma mistura de Dr. Seuss e Frankenstein", conta ele.

Até o momento, 16 dessas árvores de 40 frutos foram cultivadas por diversos pontos dos Estados Unidos. Como levam cinco anos para crescer e gerar frutos o projeto continua em expansão, e Sam pretende levar a árvore da vida para vários lugares.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Noctula     IFL Science     Galileu  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+