• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o corpo humano 'perfeito', segundo bióloga evolucionista

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      11/06/18 às 19h34

Como todos nós já sabemos, os seres humanos, assim como todas as demais espécies presentes em nosso planeta, acabaram evoluindo com o passar dos anos para poderem sobreviver. E, dentre as mudanças mais notórias, podemos sitar o fato de que aprendemos a andar sobre duas pernas e que nossos cérebros se tornaram significativamente maiores do que o de nossos parentes primatas.

Mas, como você já deve imaginar, tudo na vida, principalmente as coisas 'boas', acaba tendo um custo. Que, na maioria das vezes, é negativo. E, se tratando do aumento do nosso cérebro, a espécie humana acabou passando por uma transformação na qual a sua pélvis se tornou menor. E, consequentemente, temos que passar por uma experiência extremamente dolorosa na hora do parto. Algo que os primatas não sofrem.

E, para compor ainda mais esse cenário de negatividades que surgiram com a evolução, podemos perceber que o fato de andarmos sobre as duas pernas acaba fazendo com que tenhamos dores nas costas com o passar do tempo. Sem falar que nossa visão e audição acaba não se mantendo a mesma durante todos os nossos anos de vida. Agora, pensando nisso, como seria se a nossa evolução fosse pré programada?

A evolução perfeita

Bom, a verdade é que, como pudemos ver, apesar da evolução ser positiva e permitir que continuemos vivos ela pode acabar trazendo algumas consequências. Mas talvez elas pudesse ser evitadas se escolhêssemos exatamente como evoluir. Então, qual seria a evolução perfeita? Para montar o ser humano perfeito, a professora de anatomia, Aline Roberts, acabou selecionando as melhores características animais e montando a estrutura desejada.

E, dentre os animais escolhidos estavam os cães, gatos, cefalópodes, peixes, cisnes, chimpanzés e muitos outros. Fazendo com que o coração do modelo desenvolvido tivesse mais artérias do que o humano. Assim como, pulmões mais eficientes, olhos com uma visão sem pontos cegos, orelhas com uma melhor audição, pernas com uma desenvoltura melhor e uma pele resistente aos raios ultravioletas. Tudo isso para criar um Super-humano.

A reprodução do modelo

Aparentemente, o modelo desenvolvido pelo projeto 'Can Science Make Me Perfect?' demostra a melhor evolução que poderia ser formada pelo homem tanto naturalmente quanto pela engenharia genética. E, para mostrar a ideia de uma forma mais palpável, a ideia de Aline, juntamente com a equipe do Science Museum de Londres, acabaram unindo forças para dar vida a uma versão 3D do super-humano. O modelo final acabou parecendo um grande híbrido de várias espécies, incluindo uma orelha de morcego e uma bolsa de canguru. Mas, ainda que a primeira reação seja de estranheza, é interessante ver como ela foi formada. O que acharam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+