• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o desenho mais antigo do nosso planeta

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/09/18 às 15h17

Enquanto faziam uma escavação em uma caverna a cerca de 300 quilômetros da Cidade do Cabo, chamada Blombos, na Africa do Sul, arqueólogos encontraram um fragmento de uma pedra com algumas inscrições que datam de cerca de 70 mil anos atrás. Este é, possivelmente, o desenho rupestre mais antigo que se conhece.

O diretor do Centre for Early Sapiens Behaviour da Universidade de Bergen, na Noruega, Christopher Henshilwood, liderou a expedição cujos resultados foram publicados na revista Nature. Segundo os pesquisadores, a caverna onde o objeto foi encontrado teria servido de lar para um grupo de caçadores durante um certo tempo naquela época.

Uma mensagem do passado

O pedaço de rocha foi encontrado enquanto os pesquisadores escavavam o local em busca de outros objetos em 2011. As simples marcas vermelhas que formavam o desenho foram feitas em um silcrete, que consiste em um solo duro formado de areia, cascalho e sílica. Uma espécie de lápis de ocre foi utilizado para fazer as marcas que formam o desenho sobre a pedra.

"Definitivamente trata-se de um desenho abstrato e temos quase certeza de que tinha algum significado para quem o fez", contou Henshilwood. De acordo com análises feitas no objeto, os pesquisadores concluíram que as inscrições haviam sido feitas por mãos humanas". O desenho também é uma evidência da habilidade dos primeiros humanos de armazenar informações fora de seus cérebros", concluiu o pesquisador.

O desenho mais antigo do mundo

"Essa descoberta demonstra que desenhar fazia parte do repertório das populações mais antigas de Homo sapiens do sul da África. Isso demonstra sua habilidade de aplicar padrões gráficos parecidos em várias formas usando diferentes técnicas", concluiu o estudo.

Alguns outros itens, datando de cerca de 70 a 100 mil anos atrás, também foram encontrados no local. O que faz com que os cientistas creiam que o desenho encontrado na caverna seja o mais antigo que se tem conhecimento. O fragmento encontrado substitui a figura que era considerada até então a mais antiga, datada em cerca de 40 mil anos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Jacaranda FM
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+