• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a "Rocha-Viva", um animal que é exatamente como uma pedra

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      01/08/18 às 18h54

Essa criatura marinha pode ser encontrada na costa do Chile e do Peru. Ele facilmente pode ser confundido com rochas e caso você pise em algum deles, uma massa de cor vermelho-sangue sai de seu interior. O animal hermafrodita é chamado de Pyura chilensis e é mais conhecido como "piure" em espanhol.

O Piure pertence a uma classe chamada ascídias, onde outras quase 3 mil espécies a integram. Essa classe é considerada a mais diversa do subfilo de animais Tunicata. Isso porque o animal é coberto por uma camada de celulose animal, como uma túnica, que é chamada de tunicina.

A Rocha-viva

Eles são popularmente conhecidos como 'Rocha-viva' e podem facilmente passar despercebidos pela grande maioria das pessoas. Esse organismo marinho se alimenta pela inalação da água do mar, filtrando as microalgas comestíveis através de sifões. Dentro deles, uma massa de órgãos cercados por uma camada de pele e músculo pode ser encontrada.

Estes animais possuem cerca de 10 vezes mais vanádio em seu sangue do que a água do mar ao seu redor. O vanádio é largamente utilizado na produção de aço inoxidável. O piure nasce macho e ao atingir sua puberdade, órgãos femininos se desenvolvem, o que o torna um animal hermafrodita. Durante o período de acasalamento, os ovos são liberados por seus órgãos femininos, enquanto o esperma de suas gônadas masculinas são dispostos na água.

No entanto, este modo de acasalamento só acontece caso ele esteja sozinho. Se existem outros membros de sua espécie próximos, ele prioriza o coito com eles para aumentar as chances de sucesso em seu acasalamento. Os ovos fecundados, darão origem a uma pequena criatura, similar a um girino, que encontra em meio as pedras, um local para se desenvolver até chegar a fase em que estará apto a se reproduzir.

O piure é considerado uma iguaria e é servido em restaurantes locais do Chile. Apesar de muitas controvérsias a respeito da ingestão da criatura, devido a toxicidade do vanádio presente em seu sangue. A carne do piure é vendida enlatada e tem exportação para países como Japão e Suécia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   MDIG     Daily Mail     Hypescience     IFL Science  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+