Conheça o método que usa soma para fazer subtração

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/05/15 às 20h53

Pouca gente sabe, mas existe uma maneira alternativa de fazer cálculos de subtração. O melhor de tudo é que o método, conhecido como método dos complementos, é simples.

Para começar, faça 9 menos cada um dos algarismos do número que você está subtraindo, exceto o algarismo da unidade, que é o último da direita. O algarismo da unidade você subtrai de 10.

método

 

Depois disso, pegue o número que encontrou e some ao outro número. Em seguida descarte o primeiro algarismo do resultado e pronto, você encontra a diferença da primeira subtração.

Calculadoras mecânicas

calculadora

Você deve estar se perguntando porque criaram esse novo método. Além de mostrar que é possível realizar cálculos de maneira diferentes do que estamos acostumados, a técnica demonstra como calculadoras mecânicas projetadas apenas para somar conseguem subtrair.

Esse é também o método semelhante ao que computadores usam em base binária. À primeira vista, esse jeito de fazer contas parece meio complicado, mas isso se dá porque estamos acostumados ao jeito tradicional.

Depois de praticar algumas vezes, o método fica mais fácil. Se você ficou com dúvidas e quer entender melhor, assistir a esse vídeo pode ajudar:

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+